Reflexiones “descentradas” sobre arte, feminismo y Creatividad: análisis comparada de marta traba, Anne marie sauzeau, donatella franchi

Autores

  • Katia Almerini Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O artigo visa destacar a produção teórica de Marta Traba, Anne Marie Sauzeau e Donatella Franchi, desenvolvida em torno da criatividade feminina. As autoras, pertencentes a geografias diferentes daquelas principalmente difusas no “mainstream”, expõem pontos de vista originais e ainda em aberto e convergem em certas temáticas, tais como a linguagem, o colonialismo e a alteridade. O estudo do pensamento crítico de cada autora segue-se uma análise comparativa, construindo um diálogo transnacional e geracional. O estudo é realizado a partir da análise de textos em língua original (espanhol e italiano) dificilmente rastreáveis, tais como transcrições de conferências, artigos de revistas experimentais dos anos 70 e publicações independentes feministas. Com o presente trabalho espera-se obter uma visibilidade e difusão de diferentes pontos de vista possíveis, geralmente ignorados por serem considerados “outsider”, que possam enriquecer o debate sobre a relação entre arte, gênero e criatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Almerini, Universidade Federal da Paraíba

http://lattes.cnpq.br/6656688574683574

Downloads

Publicado

2014-08-04

Como Citar

ALMERINI, K. Reflexiones “descentradas” sobre arte, feminismo y Creatividad: análisis comparada de marta traba, Anne marie sauzeau, donatella franchi. Revista Ártemis, [S. l.], v. 17, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/20088. Acesso em: 19 abr. 2024.