O FEMININO, O INCESTO E A SEDUÇÃO: PROBLEMATIZANDO OS DISCURSOS DE CULPABILIZAÇÃO DAS MULHERES E DAS MENINAS DIANTE DA VIOLAÇÃO SEXUAL

Autores

  • Martha NARVAZ
  • Sílvia Helena KOLLER

Resumo

O objetivo deste trabalho é problematizar os discursos de culpabilização feminina nos casos de abuso sexual. Temos encontramos discursos que atribuem às mulheres e às meninas vítimas de abuso sexual a culpa pelas violações sofridas, uma vez acusadas de sedutoras e provocadoras. Tais discursos têm atravessados os tempos, circulando desde as tragédias e mitos gregos até a atualidade em diferentes sociedades. Nesse contexto, destacamos o papel da Psicanálise Freudiana enquanto discurso normativo do feminino que, baseada em alguns equívocos, parece ter contribuído à reificação da sedução na cena incestuosa. Há, portanto, que desvelar tais discursos, identificar seus efeitos e problematizar suas naturalizações, ao que nos propomos através do presente trabalho.

Downloads

Publicado

2007-06-20

Como Citar

NARVAZ, M.; KOLLER, S. H. O FEMININO, O INCESTO E A SEDUÇÃO: PROBLEMATIZANDO OS DISCURSOS DE CULPABILIZAÇÃO DAS MULHERES E DAS MENINAS DIANTE DA VIOLAÇÃO SEXUAL. Revista Ártemis - Estudos de Gênero, Feminismos e Sexualidades, [S. l.], n. 6, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/2127. Acesso em: 13 maio. 2021.

Edição

Seção

Artigos