Da inércia à possibilidade: os desafios da docência frente às questões de gênero e sexualidade

Autores

  • Márnei Consul Licenciado em Letras – Português/Inglês na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS; Especialista em Educação em Direitos Humanos e em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Especialista em Educação para a Diversidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Professor de Português, Inglês e Literatura na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.
  • Filipi Vieira Amorim Licenciado em Ciências Biológicas e Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC; Doutorando em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Bolsista da CAPES; Membro do Grupo de Estudos da Complexidade – GEC/CNPq.
  • Júlia Guimarães Neves Licenciada em Ciências Biológicas, Especialista em Educação Ambiental e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pelotas – UFPEL.

Resumo

Trata-se de uma abordagem teórica sobre a temática da homossexualidade. Objetiva-se a construção de uma reflexão sobre o papel da escola na tratativa de questões atinentes aos estudos de gênero e sexualidade. Com isto, pretende-se aproximar os professores ao tema e, consequentemente, proporcionar outras reflexões com relação aos estudantes homossexuais. Discutir-se-á o conceito de homossexualidade, abordando questões como a da ultrapassada classificação do “homossexualismo”, termo que, desde sua etimologia, remete-se a doenças; os determinismos científicos e a influência genética no comportamento humano; e o desafio docente e a tarefa contemporânea de lidar com a diversidade nos espações escolares. Conclui-se que a escola é um dos importantes lugares para ensinar a viver com a diversidade, na diversidade e para a diversidade, embora isto ainda não seja uma realidade concreta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márnei Consul, Licenciado em Letras – Português/Inglês na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS; Especialista em Educação em Direitos Humanos e em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Especialista em Educação para a Diversidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Professor de Português, Inglês e Literatura na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

Licenciado em Letras – Português/Inglês na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS; Especialista em Educação em Direitos Humanos e em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Especialista em Educação para a Diversidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Professor de Português, Inglês e Literatura na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

Filipi Vieira Amorim, Licenciado em Ciências Biológicas e Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC; Doutorando em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Bolsista da CAPES; Membro do Grupo de Estudos da Complexidade – GEC/CNPq.

Licenciado em Ciências Biológicas e Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC; Doutorando em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Bolsista da CAPES; Membro do Grupo de Estudos da Complexidade – GEC/CNPq.

Júlia Guimarães Neves, Licenciada em Ciências Biológicas, Especialista em Educação Ambiental e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pelotas – UFPEL.

Licenciada em Ciências Biológicas, Especialista em Educação Ambiental e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pelotas – UFPEL.

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

CONSUL, M.; AMORIM, F. V.; NEVES, J. G. Da inércia à possibilidade: os desafios da docência frente às questões de gênero e sexualidade. Revista Ártemis, [S. l.], v. 21, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/29081. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Interfaces da Sexualidade