Abordagem da sexualidade nas formações continuadas de professores e professoras da rede básica de ensino

Autores

  • Izana Stamm Brol Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Andréa Cristina Martelli Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.36304

Resumo

Este estudo analisou e quantificou os cursos de formação continuada com a temática Sexualidade ofertados para professores e professoras da rede básica de ensino do município de Cascavel – PR, no período de 2006 e 2016. As coletas de dados foram realizadas junto ao Núcleo Regional de Educação (NRE), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Os resultados apontaram para uma carência no quantitativo de formações continuadas ofertadas no município e evidenciou a importância e necessidade destas para o estudo e formação sobre a temática sexualidade. Este estudo corroborou com resultados de outros estudos no que tange a importância e contribuição das formações continuadas para ampliação da abordagem da sexualidade na escola e evidenciou que é por meio de formações iniciais e continuadas que professores e professoras adquirem conhecimentos e (in)formações sobre sexualidade possibilitando assim a incorporação destas em sua prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Izana Stamm Brol, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduada em Letras Português/Inglês pela Instituição - União Dinâmica de Faculdades Cataratas (2008). Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) pela Fundação Araucária. Integrante do Grupo de Estudos sobre Educação e Sexualidade (GEPEX) - vinculado ao Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Unioeste.

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Publicado

2018-08-01

Como Citar

BROL, I. S.; MARTELLI, A. C. Abordagem da sexualidade nas formações continuadas de professores e professoras da rede básica de ensino. Revista Ártemis, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 274–291, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.36304. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/36304. Acesso em: 29 mar. 2024.