Fixidez e a desconstrução: uma discussão sobre a identidade lésbica invisibilizada nas artes

Autores

  • Camila Karla Grillo Universidade de São Paulo (EACH - USP)
  • Ricardo Lanzarini Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade de São Paulo (EACH - USP).

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.37506

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre a importância do teatro para o debate da identidade lésbica no Brasil, com outras artes como as telenovelas brasileiras e a fotografia, que apresenta elementos da cultura afro, base da identidade nacional, bem como traz o estudo de caso da Parada do Orgulho Gay 2017. Para tanto, adotou-se o método indutivo em diálogo analítico com a revisão literária moderna dos estudos queer, especialmente sobre a identidade lésbica. Assim, propõe-se um chamamento para a reflexão e a pesquisa científica sobre a arte lésbica no Brasil, bem como sobre sua visibilidade e representatividade social. Como resultado, há o apontamento das identidades lésbicas que não são devidamente representadas nas artes cênicas brasileiras, tal qual acontece em trabalhos estrangeiros sobre a temática. Levanta-se, também, a provocação para a discussão e a pesquisa que é praticamente inexistente na perspectiva aqui relatada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Karla Grillo, Universidade de São Paulo (EACH - USP)

Mestranda no Curso de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo - USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH (Brasil)

Ricardo Lanzarini, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade de São Paulo (EACH - USP).

Prof. Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Orientador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Culturais na Universidade de São Paulo - USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH (Brasil)

Downloads

Publicado

2018-08-01

Como Citar

GRILLO, C. K.; LANZARINI, R. Fixidez e a desconstrução: uma discussão sobre a identidade lésbica invisibilizada nas artes. Revista Ártemis, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 183–202, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.37506. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/37506. Acesso em: 26 abr. 2024.