Conhecimento sobre sexualidade em idosas fisicamente ativas

Autores

  • Daniel Vicentini de Oliveira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Thais Gabriela Marques Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA)
  • Naelly Renata Saraiva Pivetta Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Débora Lee Vianna Paulo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • José Roberto Andrade do Nascimento Júnior Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2018v26n1.37534

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o conhecimento sobre sexualidade em idosas fisicamente ativas, assim como relacionar o mesmo com o nível de atividade física e o comportamento sedentário. Pesquisa transversal, na qual participaram 120 idosas, praticantes de exercícios físicos em grupos sociais do município de Bom Sucesso, PR. Foi utilizado um questionário sociodemográfico, Mini Exame do Estado Mental, Escala de Atitudes e conhecimento sobre sexualidade no envelhecimento e o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ), versão curta. A análise dos dados foi realizada mediante os testes Kolmogorov-Smirnov. Kruskal-Wallis, “U” de Mann-Whitney e coeficiente de Spearman. Considerou-se um nível de significância de p < 0,05. Verificou-se que as idosas com ensino médio completo possuem melhor conhecimento sobre sexualidade (p=0,047) quando comparadas com as de menor nível de escolaridade. As idosas que ainda não são aposentadas tem melhor conhecimento sobre sexualidade (p=0,017) do que as aposentadas. Concluiu-se que o idoso com maior nível de escolaridade e que ainda possui situação ocupacional ativa apresentaram maior conhecimento sobre sexualidade. A atividade física parece não se relacionar com o conhecimento sobre a sexualidade de idosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Vicentini de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduado em Educação física e fisioterapia (UNICESUMAR) Especialista em Anatomia Funcional (UNICESUMAR) Especialista em Gerontologia (SBGG) Mestre em Promoção da Saúde (UNICESUMAR) Doutorando em Gerontologia (UNICAMP)

Thais Gabriela Marques, Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA)

Graduada em Fisioterapia (UNICESUMAR) Especialista em Exercício físico e reabilitação do idoso (UNIFAMMA)

Naelly Renata Saraiva Pivetta, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduanda em Fisioterapia (UNESP) Mestranda em Gerontologia (UNICAMP)

Débora Lee Vianna Paulo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduada em Gerontologia (USP) Especialista em Neurologia do adulto (Hospital Albert Einstein) Mestre em Gerontologia (UNICAMP) Doutoranda em Gerontologia (UNICAMP)

José Roberto Andrade do Nascimento Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Graduado em Educação física (UEM) Doutor em Educação física (UEM)

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

VICENTINI DE OLIVEIRA, D.; MARQUES, T. G.; SARAIVA PIVETTA, N. R.; LEE VIANNA PAULO, D.; ANDRADE DO NASCIMENTO JÚNIOR, J. R. Conhecimento sobre sexualidade em idosas fisicamente ativas. Revista Ártemis, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 271–282, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2018v26n1.37534. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/37534. Acesso em: 28 mar. 2024.