O periférico nu: as fotografias homoeróticas masculinas de Alair Gomes e Rotimi Fani-Kayode

  • Diego Santos Vieira de Jesus ESPM-Rio

Resumo

O objetivo é examinar as semelhanças e as diferenças entre as obras de Alair Gomes e Rotimi Fani-Kayode. O argumento central aponta que ambos procuraram explorar o potencial subversivo do homoerotismo ao trazerem à tona a existência de espaços e tempos dissidentes que desestabilizam normas repulsivas à sociabilidade homoerótica. Gomes revela espaços subversivos em que o desejo pelo corpo masculino seminu e nu e o prazer do voyeur poderiam ser instigados, desenvolvendo narrativas que captavam a espontaneidade e a sensualidade do momento. Já Fani-Kayode ressaltava o deslocamento espacial e cultural e as múltiplas temporalidades que conviviam no mesmo ambiente, questionando hierarquias a partir da fantasia espiritual e homoerótica e da exaltação da diferença cultural e sexual.

Biografia do Autor

Diego Santos Vieira de Jesus, ESPM-Rio
Doutor em Relações Internacionais pela PUC-Rio e docente e pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-Rio
Publicado
2019-07-11
Seção
Artigos