Violência de gênero e a atuação da delegacia da mulher na Amazônia Parense

  • Luciana C Neves Universidade Federal do Pará/Campus de Bragança
  • Marcelo V Oliveira Universidade Federal do Pará/Campus de Bragança
  • Norma C Vieira Universidade Federal do Pará/Pós-graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia/Campus Bragança
Palavras-chave: Violência, Denúncia, Mulheres

Resumo

Trata-se de pesquisa acerca da violência de gênero no município de Bragança, Amazônia Paraense e das práticas da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) Bragança/PRO PAZ Integrado – 6ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) Caeté. O objetivo geral é de analisar a prática dos agentes do Estado mediante as denúncias de violência de gênero, no ano de 2017. Constatamos que a DEAM Bragança, desde sua implantação, tem trabalhado no combate a violência de gênero no município de Bragança-PA; que o atendimento maioritário das profissionais da instituição pesquisada é voltado para as mulheres que se encontram em vulnerabilidade social e ressalta-se que a implantação dessa instituição no município pesquisado é um marco para a questão do combate à violência doméstica contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e idosas.

Biografia do Autor

Luciana C Neves, Universidade Federal do Pará/Campus de Bragança
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Campus Bragança; Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/PRODOUTOR 2017/2018); Integrante do Grupo de Estudos de Educação Socioambiental (GUEAM).
Marcelo V Oliveira, Universidade Federal do Pará/Campus de Bragança
Doutor em Sociologia (PPGSA/IFCH/UFPA); Pesquisador do Grupo de Estudos Socioambiental Costeiro (ESAC); Técnico em Assuntos Educacionais Universidade Federal do Pará, Campus Bragança.
Norma C Vieira, Universidade Federal do Pará/Pós-graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia/Campus Bragança
Professora da Pós-graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia, Universidade Federal do Pará, Campus Bragança; Pesquisadora do Grupo de Estudos Socioambiental Costeiro (ESAC); Pesquisadora da Cátedra Paulo Freire; Coordenadora do Grupo de Estudos de Educação Socioambiental (GUEAM).
Publicado
2019-12-17
Como Citar
NEVES, L. C.; OLIVEIRA, M. V.; VIEIRA, N. C. Violência de gênero e a atuação da delegacia da mulher na Amazônia Parense. Revista Ártemis - Estudos de Gênero, Feminismos e Sexualidades, v. 28, n. 1, p. 227-242, 17 dez. 2019.