Feminismo camponês e popular: a voz que vem do campo

Peasant and popular feminism: the voice from the countryside

  • Isabelle Maria Campos Vasconcelos Chehab Universidade Federal de Goiás PPGDA UFG
  • Giovana Nobre Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar uma nova proposta teórico-prática do feminismo intitulada de Feminismo Camponês e Popular. Para tal fim, adotou-se como marco metodológico a teoria interseccional feminista. Inicialmente, discorreu-se acerca das suas origens e efeitos para a organização dos movimentos autônomos de mulheres do campo e movimentos sociais que se proponham a incluir a pauta de gênero nos seus debates. Na sequência, debruçou-se sobre como este feminismo, urdido e proposto pelas próprias camponesas, está sendo construído. Por derradeiro, concluiu-se que a sua organicidade e referenciação às condições e singularidades campesinas ensejaram não apenas um novo norte para os movimentos feministas, como também para os próprios movimentos camponeses constituídos – e em construção.

Biografia do Autor

Isabelle Maria Campos Vasconcelos Chehab, Universidade Federal de Goiás PPGDA UFG

Pós-doutoranda e Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário da Universidade Federal de Goiás (PPGDA/UFG). Bolsista PNPD/CAPES. Doutora e Mestra em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Membro e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Gênero da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Goiás (CMA/OAB-GO). Advogada.

 

Giovana Nobre Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Mestranda em Direito no Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário da Universidade Federal de Goiás (UFG) (2019). Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA) (2014-2018). Foi bolsista do Programa de Bolsas Ibero-Americanas do SANTANDER, tendo realizado a mobilidade acadêmica internacional na Faculdade de Direito da Universidade do Porto em 2017. Advogada

Publicado
2020-07-16
Como Citar
MARIA CAMPOS VASCONCELOS CHEHAB, I.; NOBRE CARVALHO, G. Feminismo camponês e popular: a voz que vem do campo. Revista Ártemis - Estudos de Gênero, Feminismos e Sexualidades, v. 29, n. 1, p. 157-171, 16 jul. 2020.