O mito como elemento de reprodução dos saberes e práticas da pesca artesanal feminina em uma comunidade na Amazônia

Autores

  • Nádia Rocha Universidade Federal do Pará
  • Marcelo Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Ariadne Contente Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0001-9228-3690

Palavras-chave:

Mito. Pesca artesanal. Pescadoras. Saberes tradicionais.

Resumo

Este artigo objetiva discutir o mito enquanto elemento que normatiza e conforma a reprodução da atividade de pesca artesanal feminina na comunidade Segredinho/Capanema-Pará, nordeste paraense. A questão de pesquisa que conduziu o estudo foi a seguinte: como se dá a relação entre mito e a pesca artesanal feminina na comunidade Segredinho em Capanema-Pará? Sendo assim, optamos pela pesquisa qualitativa por envolver compreensões e reflexões acerca do objeto de estudo. Para isso, utilizamos como instrumentos a observação participante e a entrevista semiestruturada realizada com 06 mulheres pescadoras ligadas diretamente a pesca artesanal na referida comunidade. Após a análise, percebeu-se que a crença no mito local normatiza e conforma às atividades produtivas ligadas a pesca feminina e condiciona as pescadoras na realização de práticas conservacionistas no uso dos recursos que são extraídos do Lago do Segredo tanto pela percepção dos recursos como fundamentais para sua sobrevivência quanto pela manutenção da pesca como herança cultural para as novas gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutor em Sociologia (PPGSA/IFCH/UFPA); Técnico em Assuntos Educacionais Universidade Federal do Pará, Campus Bragança

Ariadne Contente, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará; Professora Adjunta III da Universidade Federal do Pará no Instituto de Educação Matemática e Científica.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

ROCHA, N.; OLIVEIRA, M. .; CONTENTE, A. O mito como elemento de reprodução dos saberes e práticas da pesca artesanal feminina em uma comunidade na Amazônia. Revista Ártemis, [S. l.], v. 33, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/61394. Acesso em: 19 abr. 2024.