Odisséia feminista da escultura em madeira no bioma Caatinga: notas sobre resistência, misoginia e machismo

Autores

  • Alberto Pessoa
  • Carina Karla Lacerda Almeida

Resumo

Este artigo aborda relatos sobre a resistência da mulher escultora no bioma Caatinga, que luta contra a misoginia, com sua obra tensionada no feminismo e sustentabilidade, descrevendo a importância da motosserra nos processos criativos da escultura em madeira por meio da coleta de árvores mortas, enquanto ativismo ambiental. Revela a importância da carranca de peito, signo do São Francisco, como arte contemporânea e discurso em prol do feminismo. Essa pesquisa tem como objetivo gerar referências na prática de esculturas feitas por mulheres e materiais didáticos, para pesquisadores do Tridimensional. O referencial teórico de Donna Haraway estabelece uma reflexão sobre atingir igualdade de gênero na escultura, são trazidos também a pesquisadora Elisabet Moreira (2006) e o artivista Frans Krajcberg (2008), com objetivo de promover diálogos em relação a esculturas, ao feminismo e à sustentabilidade em prol de transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-12-15

Como Citar

PESSOA, A.; LACERDA ALMEIDA, C. K. Odisséia feminista da escultura em madeira no bioma Caatinga: notas sobre resistência, misoginia e machismo. Revista Ártemis, [S. l.], v. 34, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/65175. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Leituras decoloniais e feministas na literatura e outras artes