Caracterização do consumo e perfil do consumidor de frango da cidade de João Pessoa-PB
DOI:
https://doi.org/10.25066/agrotec.v38i3.30015Palavras-chave:
Carne de frango, Comercialização de carne, MercadoResumo
Objetivou-se estimar o consumo e caracterizar o perfil do consumidor de frango da cidade de João Pessoa-PB. Foram entrevistadas 500 pessoas residentes na cidade de João Pessoa mediante questionário do tipo fechado. Os questionários foram aplicados em supermercados de pequeno, médio e grande porte, além de um mercado público da cidade de João Pessoa, abrangendo assim diversos tipos de consumidores. O intervalo de confiança foi de 95%, haja vista que é o mais utilizado em pesquisas de marketing, e do erro de 5%. Após isso, os dados foram analisados estatisticamente, sendo obtidas as frequências relativas e absolutas para cada questão. Os resultados demonstraram que a carne de frango é a segunda carne preferida dos consumidores e que os cortes de frango são preferidos em relação ao frango inteiro. Cortes como o peito e a coxa apresentam maior preferência entre os consumidores, que escolhem seus produtos através principalmente do sabor e do seu valor nutritivo, considerando o preço como motivo secundário. A maioria dos entrevistados habitualmente não consome frango caipira.