A gestão documental no IPHAN-PB: contribuição para a preservação da memória

Autores

  • Gerlane Farias Alves UEPB
  • Eliete Correia dos Santos Universidade Estadual da Paraíba Universidade Federal da Paraíba/PROLING

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n1.31641

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever o trabalho desenvolvido no arquivo do Centro de Documentação do IPHAN – PB (CDOC/IPHAN-PB) durante estágio de Arquivologia, no qual foi realizado, pela primeira vez, uma gestão documental no acervo, com vistas à organização, classificação, descrição e inserção em banco de dados da documentação produzida pelo Setor Técnico da Superintendência do IPHAN-PB constituído por dois fundos documentais que abarcam documentos referentes à restauração, revitalização e tombamento dos bens históricos da Paraíba. Através de um conjunto de atividades e fases correspondentes, os resultados revelam a importância da gestão documental em prol da preservação documental, contribuindo assim, para a perpetuação da memória arquitetônica e material paraibana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerlane Farias Alves, UEPB

Estudante do curso de Arquivologia – CCBSA – UEPB; Mestranda do Programa de Pós-graduação em História –PPGH –UFPB;

Eliete Correia dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba Universidade Federal da Paraíba/PROLING

Doutora em Linguística (PROLING/UFPB/CAPES) e Mestre em Linguagem e Ensino (UFCG). Professora da UEPB/CCBSA/Campus V e atua nas disciplinas de Oficina de Texto I e II. Tem experiência também em Redação Publicitária e Jornalística. Membro dos grupos de pesquisa: Arquivologia e Sociedade, Estudos em Arquivologia e Sociedade – GEAAS, na Univer¬sidade Estadual da Paraíba e do Grupo de Pesquisas em Lin¬guagem, Enunciação e Sociointeracionismo/GPLEI da UFPB e atua na linha de pesquisa: Discurso e Sociedade (UFPB).

Referências

DURANTI, Luciana. Registros Documentais Contemporâneos como Provas de Ação. Estudos Históricos. Rio de Janeiro: UFRJ, v. 7, n.13, p.49-64, 1994.

HARTOG. François. Regime de historicidade e experiência do tempo. Belo Horizonte: Autentica Editora. Coleção História e Historiografia. São Paulo, 2013.

JARDIM, José Maria. O conceito e a prática de gestão de documentos. Acervo, v. 2, n.2, jul./dez, 1987.

PAES, M. L. Arquivo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradutores: Alain François [ET AL.]. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.

RODRIGUES, Ana Célia. Gestão de documentos: uma abordagem conceitual, 2007.

RÜSEN, Jörn. Tarefa e função de uma Teoria da História. In: A razão Histórica. Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasilia: Editora UNB, 2001.

TESSITORE, Viviane. Como implementar Centros de Documentação. Projeto Como Fazer. Arquivo do Estado/imprensa oficial do Estado de São Paulo. 2003.

Downloads

Publicado

2017-06-26

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA