Cuidar do ser e da palavra: práticas de leitura nas ações pedagógicas da “Casa dos Sonhos” em Santa Rita/ PB - 2010–2015

Autores

  • Nelma Rejane Olinto de Oliveira Pereira Universidade Federal da Paraíba
  • Edna Gomes Pinheiro Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n1.34949

Resumo

Parte dos pressupostos de que a leitura é o caminho mais lógico para articular saberes que se encontram desarticulado na relação imprescindível entre o leitor, o livro e a cidadania considerando o seu potencial de criar elos de reencontro, que orientado por uma perspectiva transformadora faz do ato de ler, uma forma de criar e expressar visões de mundo, segundo os desejos e aspirações dos envolvidos no processo de construção do conhecimento. Aponta como problema a seguinte questão: como as práticas de leituras desenvolvidas, na Casa dos Sonhos, contribuem para a construção da história de vida da comunidade assistida por essa instituição? Tem como objetivo geral: analisar as práticas de leitura das ações pedagógicas na “Casa dos Sonhos” em Santa Rita / Paraíba no período de 2010 – 2015. E, como objetivos específicos: analisar as práticas educacionais promovidas pela Associação Casa dos Sonhos e sua repercussão na vida da comunidade; delinear as ações desenvolvidas, pelos mediadores da leitura, na Casa dos Sonhos; analisar a importância da leitura nas práticas dos educadores em diálogo com os educadores. Mesclam, no percurso metodológico, técnicas advindas da abordagem qualitativa, e da prática da história oral. Utiliza como técnicas de coleta dos dados - a entrevista e o diário de campo. Salienta que os sujeitos da pesquisa estão definidos por um grupo de quatro (04) educadoras, selecionado intencionalmente, apesar de termos considerado, a experiência e a vivência na instituição pesquisada, idade e disponibilidade. Ao analisarmos a Associação Casa dos Sonhos e as ações pedagógicas presentes, percebemos que a instituição tem desenvolvido um projeto educacional que alia a capacidade criativa e o dinamismo da educação popular em seu cotidiano. Concluímos que as práticas sociais desenvolvidas na Casa dos Sonhos, a libertação, a emancipação e a experiência de cuidar, são realidades palpáveis. Elas estão presentes diante do ato de cuidar e das práticas de leitura advindas dos educadores-mediadores, que participam do cotidiano da associação, nesse sentido o cuidar se estabelece.

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Biografia do Autor

Nelma Rejane Olinto de Oliveira Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Biblioteconomia

Edna Gomes Pinheiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação Professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPB

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Publicado

2017-06-26

Edição

Seção

RESUMOS DE MONOGRAFIAS