Biblioteca, currículo e música na escola: um relato de experiência.
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n2.40405Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma breve discussão sobre os conceitos de currículo, currículo oculto, cultura e em seguida apresenta dois relatos de experiências culturais, em dois espaços escolares: a sala de aula e a biblioteca escolar. Na sala de aula o uso da música e na biblioteca escolar, o incentivo à leitura. Para tanto buscamos fundamentar nossos conteúdos em pesquisadores que defendem a valorização da cultura nos currículos. Nos relatos de experiências percebemos como é gratificante o incentivo à cultura nas escolas e de que como foi possível melhorar o ambiente escolar.Downloads
Referências
Associação brasileira de normas técnicas. N BR 6023: informação e documentação referências – elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
Associação brasileira de normas técnicas. N BR 10520: informação e documentação – citações em documentos apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
CANDAU; Vera Maria; MOREIRA. Antônio Flávio Barbosa. I ndagações sobre currículo : currículo, conhecimento e cultura. . Brasília: Ministério da Educação, 2007.
MILANESI, Luís. Biblioteca . Editora: São Paulo: Atelie Editora, 2002.
CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. Minas Gerais. Tese de doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2009.
HÜBNER , Marcos Leandro Freitas. A Biblioteca universitária na formação acadêmica: história da biblioteca central da Universidade de Caxias do Sul e sua relação com a aprendizagem e o sucesso acadêmico. Dissertação, Caxias do Sul, 2014. Disponível em: < https://repositorio.ucs.br/jspui/bitstream/11338/674/1/Dissertacao%20Marcos%20Leandro%20Freitas%20Hubner.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2015.
IFRO. R egimento Geral do IFRO. Porto Velho, 2011. Disponível em: <http://www.ifro.edu.br/site/wpcontent/uploads/2009/04/RegimentoGeral. pdf>. Acesso em: 24 jul. 2015.
OLIVEIRA, Greissi Gomes; AMARAL, Roniberto Morato do. Mapeamento de processos em bibliotecas: um estudo de caso em uma biblioteca do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. In: XVII SNBU SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 2012, Gramado. Anais... Porto Alegre: UFRS, 2012. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci ARTIGO © Rev.Digit.Bibliotecon. Cienc. Inf. Campinas, SP v.13 n.3 p.526545 set./dez. 2015 ISSN 1678765X <http://200.136.214.89/nit/refbase/arquivos/oliveira/2012/603_Oliveira+Amaral2012.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2016.
SOBREIRA, Silvia Garcia. C onexões entre educação musical e o campo do currículo . Revista ABEM. Londrina. Vol 22, nº33. 2014.