Marketing em unidades de informação: análise dos artigos publicados em periódicos da ciência da informação e a relação com a oferta da disciplina de marketing no curso de graduação em biblioteconomia

Autores

  • Elenice Solovy Graduada em Biblioteconomia
  • Marli Dias de Souza Pinto Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação http://orcid.org/0000-0002-0483-3988

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n2.43758

Resumo

As Unidades de Informação que desejam satisfazer as necessidades informacionais de seus usuários podem recorrer às estratégias e práticas de marketing. Este artigo tem como objetivo identificar as publicações em periódicos nacionais da Ciência da Informação sobre Marketing em Unidades de Informação e a relação de oferta da disciplina de Marketing nos cursos de Biblioteconomia brasileiros, no período entre 2012 e 2017. Quanto aos aspectos metodológicos, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, é uma pesquisa bibliográfica e, do ponto de vista dos objetivos é uma pesquisa exploratória e descritiva,com abordagem quantitativa.Os resultados evidenciaram que as Revistas ACB, BIBLOS e RBBD obtiveram o maior número de publicações entre os anos de 2013 e 2014, tendo como destaque na produção de artigos a autora Ednéia Silva Santos Rocha e as instituições de onde provêm os autores são UNESP e USP. Em relação à disciplina de marketing, das 44 Universidades analisadas 23 (53%) possuem marketing, 15 (34%) possuem marketing como requisito obrigatório, oito (18%) ofertam a disciplina como optativa. Evidencia que o Marketing como disciplina obrigatória e optativa, já é ofertada em mais de 50% dos cursos de graduação em Biblioteconomia brasileiros A Região Sudeste apontou, maior número de publicações de artigo científico sobre o tema e,por conseguinte,tem o maior número de cursos que ofertam a disciplina de Marketing nos currículos dos cursos de graduação em Biblioteconomia. A região que mais oferta a disciplina de marketing em seus currículos tem maior número de publicação sobre o assunto. Palavras-chave: Marketing. Marketing da Informação. Unidades de Informação. Marketing em organizações sem fins lucrativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenice Solovy, Graduada em Biblioteconomia

Graduada em Biblioteconomia Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Referências

REFERÊNCIAS

AMERICAN MARKETING ASSOCIATION.Releases new definition for marketing 2008.Chicago: 14 jan. 2008. Disponível em: https://archive.ama.org/archive/AboutAMA/Documents/American%20Marketing%20Association%20Releases%20New%20Definition%20for%20Marketing.pdf. Acesso em: 21 fev. 2018.

AMARAL, S. A. do.Marketing na ciência da informação.Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.ISBN 9788523009526.

AMBLER, T. A nova lógica dominante Marketing: vistas do elefante. London: Centre for Marketing of London Business School, 2004.

ARAÚJO, W. S.; SILVA, M. B.; SILVA, A. K. A.O uso do marketing na comunicação de produtos e serviços em unidades de informação: o caso da seção de multimeios da biblioteca central da UFPB. Biblionline, João Pessoa, v. 2, n. 7, p.73-88, 2011.ISSN 1809-4775. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/9760/6931. Acesso em: 01 set. 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ABECIN. Cursos. Disponível em: http://www.abecin.org.br/cursos/. Acesso em: 26 abr. 2018.

BASE DE DADOS REFERENCIAIS DE ARTIGOS DE PERIÓDICOS EM CIÊNCIA DA

INFORMAÇÃO (BRAPCI). 2011. Disponível em: http://old.brapci.inf.br. Acesso em: 05 abr. 2018.

CASTRO, C. A. (Org.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: múltiplos discursos. São Luís: EDUMA; EDFAMA, 2002.ISBN 85•7041-473-0.

CATIVELLI, A. S. Marketing aplicado em bibliotecas: análise de conteúdo dos artigos publicados em periódicos da ciência da informação. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 11, n. 3, 2013.ISSN 1678-765X. Disponível em: http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/3876/pdf_43. Acesso em: 01 jan. 2018.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Considerações sobre Qualis Periódicos: Interdisciplinar. Brasília, 2016. 3 p. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/documentos/Qualis_periodicos_2016/Consideracoes_Qualis_Periodicos_Area_inter.pdf. Acesso em: 15 abr. 2018.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Qualis-Periódicos. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf;jsessionid=5khRVNS5JRYApmsu7YDp7KzG.sucupira-208. Acesso em: 07 jul. 2018.

FONSECA, J. J. S. da.Metodologia da pesquisa científica. Ceará: Universidade Estadual do Ceará, 2002.Apostila.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. Biblioteca Pública: princípios e diretrizes.Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2010. 160 p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.ISBN 85-224-3169-8.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.ISBN 85-224-3169-8.

KOTLER, P.; FOX, K. F.A. Marketing estratégico para instituições educacionais. Tradução Ailton Bonfim Brandão. São Paulo: Atlas, 1994.

KOTHER, P.Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle.5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.ISBN 85-224-1825-X.

KOTLER, P. Marketing para organizações que não visam o lucro. São Paulo: Atlas, 1979.ISBN-13 9788522403974.

LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios e casos. 8. ed. São Paulo: Atlas. 2009.ISBN 9788522453979.

MANZO, J. M. Fundamentos de marketing. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

MUELLER, S. P. M. O periódico científico.In: CAMPELLO, B. S.; CENDÓN, B. V.; KREMER, J. M. (Org.). Fontes deinformação para pesquisadores e profissionais. Belo horizonte: Editora da UFMG, 2000. p.73-95. ISBN 85-7041-209-6.

OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.ISBN 9788532633774.

PACKER, A. L. Os periódicos brasileiros e a comunicação da pesquisa nacional.Rev. USP[online], n.89, p. 26-61, 2011. ISSN 0103-9989.

SANTOS, J. F. dos.Marketing na gestão de bibliotecas públicas.2012. 197 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7824. Acesso em: 23 set. 2018.

SELEME, A. et al. O desenvolvimento do Marketing: uma perspectiva histórica.REGE:Revista de Gestão USP,São Paulo, v. 1, n. 16, p.89-102, 2009, Semanal.ISSN 2177-8736. Disponível em: http://www.regeusp.com.br/arquivos/767.pdf. Acesso em: 12 fev. 2018.

SILVEIRA, A. A literatura brasileira de marketing em bibliotecas e serviços de informação: de julho de 1977 a julho de 1992. In:SILVEIRA, A. AMARAL, S. A do (Comp.).Marketing em unidades de informação:estudos brasileiros. Brasília: IBICT/SENAI, 1993. p.23-73.

Downloads

Publicado

2019-08-27

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA