Marketing em unidades de informação: análise dos artigos publicados em periódicos da ciência da informação e a relação com a oferta da disciplina de marketing no curso de graduação em biblioteconomia

  • Elenice Solovy Graduada em Biblioteconomia
  • Marli Dias de Souza Pinto Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação http://orcid.org/0000-0002-0483-3988

Resumo

As Unidades de Informação que desejam satisfazer as necessidades informacionais de seus usuários podem recorrer às estratégias e práticas de marketing. Este artigo tem como objetivo identificar as publicações em periódicos nacionais da Ciência da Informação sobre Marketing em Unidades de Informação e a relação de oferta da disciplina de Marketing nos cursos de Biblioteconomia brasileiros, no período entre 2012 e 2017. Quanto aos aspectos metodológicos, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, é uma pesquisa bibliográfica e, do ponto de vista dos objetivos é uma pesquisa exploratória e descritiva,com abordagem quantitativa.Os resultados evidenciaram que as Revistas ACB, BIBLOS e RBBD obtiveram o maior número de publicações entre os anos de 2013 e 2014, tendo como destaque na produção de artigos a autora Ednéia Silva Santos Rocha e as instituições de onde provêm os autores são UNESP e USP. Em relação à disciplina de marketing, das 44 Universidades analisadas 23 (53%) possuem marketing, 15 (34%) possuem marketing como requisito obrigatório, oito (18%) ofertam a disciplina como optativa. Evidencia que o Marketing como disciplina obrigatória e optativa, já é ofertada em mais de 50% dos cursos de graduação em Biblioteconomia brasileiros A Região Sudeste apontou, maior número de publicações de artigo científico sobre o tema e,por conseguinte,tem o maior número de cursos que ofertam a disciplina de Marketing nos currículos dos cursos de graduação em Biblioteconomia. A região que mais oferta a disciplina de marketing em seus currículos tem maior número de publicação sobre o assunto. Palavras-chave: Marketing. Marketing da Informação. Unidades de Informação. Marketing em organizações sem fins lucrativos.

Biografia do Autor

Elenice Solovy, Graduada em Biblioteconomia
Graduada em Biblioteconomia Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado
2019-08-27
Seção
RELATOS DE PESQUISA