Livros digitais e ensino superior: revisão da literatura

  • Juliani Menezes dos Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Backes Universidade La Salle - Canoas

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão de literatura realizada a partir do levantamento de teses e dissertações englobando os termos: livro digital, biblioteca digital, professores, livro digital na educação e ensino superior. A abordagem metodológica foi o levantamento bibliográfico das pesquisas identificadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e defendidas no período de 2003 a 2015, no Brasil. Os resultados obtidos demonstram a baixa incidência de pesquisas acadêmicas relacionando o livro digital, a biblioteca digital e ensino superior. As pesquisas realizadas por pesquisadores brasileiros em nível de dissertação e tese dizem respeito ao livro digital, biblioteca digital, leitura digital, uso de tablets em bibliotecas, uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas de professores e criação de bibliotecas digitais.

Biografia do Autor

Juliani Menezes dos Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Bibliotecária na Biblioteca de Ciências Sociais e Humanidades, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Docência no Ensino Superior – Uniasselvi (2014) Mestre em Educação - UNILASALLE (2017), Doutoranda em Educação - Universidade La Salle (2018).
Luciana Backes, Universidade La Salle - Canoas
Professora-pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade La Salle - Canoas - Doutora em Educação.

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Publicado
2019-08-07
Seção
ARTIGOS DE REVISÃO