Os desafios da recuperação da informação na era digital

  • Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Resumo

A era digital e a recuperação da informação. O excesso de informação disponibilizado na internet, sem a obediência de um padrão específico, causou uma dificuldade de acesso. Os metadados, informações que descrevem a forma ou o conteúdo de uma fonte para sua futura recuperação, devem obedecer a uma construção que facilite a interoperabilidade entendida como uma condição para que haja comunicação nos sistemas de informação em rede. Dessa forma, este estudo objetiva conhecer a abordagem do tema recuperação da informação na era digital, em especial, a Busca Federada e o protocolo OAI-PMH dissertados nos periódicos brasileiros especializados na área de biblioteconomia e ciência da informação, indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), a partir dos anos 2000. Trata-se, portanto de uma pesquisa bibliográfica, no sentido mais amplo do termo, como corpus de análise utiliza os artigos que tratam dos temas Busca Federada e protocolo OAI-PMH dos periódicos, corpus documental, indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Conclui que as motivações das pesquisas analisadas versavam, entre outras, em compartilhar conhecimentos, elencar conceitos, apresentar propostas de arquitetura da informação, discutir e propor soluções na interoperabilidade entre as bibliotecas digitais.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Doutora em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2011), Diploma revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 12/07/2016. Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2001), Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1988). Com publicações de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de congressos. Professora adjunto 4 da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Biblioteconomia. Consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação, Membro do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação e Desing de Hipermídia, Coordenadora do Projeto de Extensão Formação de Discente Pesquisador, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação científica, produção científica, tecnologias educacionais e leitura digital.

Referências

CHAUMIER, J. Indexação: conceitos, etapas, instrumentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 21, n. 1/2, p. 63-79, jan./jun. 1988.

CUNHA M. B. da., CAVALCANTE C. R. O. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Brinquet de Lemos, 2008.

CUNHA, M. B. da. Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 1, p. 71-89, jan./abr. 2000. Disponível em http://www.ibictc.be/cionline/artigos. Acesso em: 4 de maio de 2018.

FRANÇA, F. S.; RAMALHO, F. A. Informação científica em repositórios digitais: processo de busca e recuperação da informação. In: ALBUQUERQUE, M. E. B. C. et. al. (Org.). Representação da informação: um universo multifacetado. João Pessoa: UFPB, 2013. 364 p.

FURTADO, C. C. O livro na web e a oferta da literatura-serviço. In: ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12., São Luís, 2018. Anais [...] São Luís, 2018.

IBICT (s.d.) Glossário BDTD. Disponível em http://bdtd.ibictc.br/bdtd/glossario/glossario.jps.

OHIRA, M. L. PRADO, N. S. Bibliotecas virtuais e digitais: análise de artigos de periódicos brasileiros (1995/2000). Ci. Inf., Brasília, v. 31, n. 1, p. 61-74, jan./abr. 2002. Disponível em http://www.ibictc.be/cionline/artigos. Acesso em: 4 de maio de 2018.

PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA. Base de dados BRAPCI. 2011. Disponível em: <https://www.deolhonaci.com/news/base-de-dados-brapci/>. Acesso em: 10 jun. 2018.

SÁ, M. I. F; SOUZA R. F. de. Bibliotecas Digitais: um estudo sobre o atendimento da diversidade das necessidades do usuário. Prima.com v.25, p.153-179, 2014.

STUMPF, I. R. C. Pesquisa Bibliográfica, In: DUARTE, J., BARROS, A. (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Publicado
2019-08-07
Seção
ARTIGOS DE REVISÃO