Normalização de Trabalhos Acadêmicos:

Da teoria à prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n3.48098

Resumo

A exigência da normalização nos trabalhos acadêmicos possui como finalidade a organização e apresentação do trabalho em termos de estrutura, conteúdo e fontes utilizadas para seu desenvolvimento. Considerando a importância das normas no âmbito acadêmico, o objetivo deste estudo é apresentar os resultados do projeto de ensino “SOS normalização” desenvolvido no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Votuporanga, durante o ano de 2017. O projeto viabilizou: monitoria para auxiliar as orientações tanto na elaboração quanto na diagramação de trabalhos acadêmicos; elaboração de guias simplificados para aplicação das normas; e oferta de minicursos à comunidade interna e externa. Trata-se de uma pesquisa-ação, por possuir caráter participativo com o foco de modificar o comportamento do grupo onde as atividades foram desenvolvidas. Verificou efetiva participação do público durante o período de desenvolvimento do projeto, além de registrar aumento na procura pelas orientações ao longo do semestre e no decorrer do processo de escrita dos trabalhos acadêmicos. Como conclusão foi possível avaliar que o projeto contribuiu de maneira positiva para o enriquecimento acadêmico, pois auxiliou discentes, docentes, servidores e comunidade externa na utilização das normas, desmistificando a percepção de que são complexas para serem compreendidas e aplicadas.

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Biografia do Autor

Daniele Spadotto Sperandio, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Mestranda em Educação pela UEMS, Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar

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Publicado

2020-04-29

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA