Economia do compartilhamento:

uma análise da produção científica internacional

  • Tamires Silva da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Julia Tontini Universidade Federal de Santa Maria
  • Maiara Netto Cardoso Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Diante do avanço tecnológico, da globalização e das incertezas do mundo atual, surgem formas alternativas de consumir, geralmente mediadas pela tecnologia, dentre as quais está a Economia Compartilhada (Sharing Economy). Através desse novo formato de consumo, pessoas desconhecidas podem trocar produtos ou serviços (SCHOR, 2015), por meio de plataformas digitais e espaços virtuais e podem conciliar necessidades e ofertas. Este estudo possui como objetivo averiguar as publicações referentes ao tema Economia Compartilhada no âmbito internacional no período de 2009 a 2018, caracterizando-se assim como uma pesquisa documental e análise bibliométrica, sendo um estudo exploratório descritivo. A busca foi realizada através da base de dados Web of Science de onde totalizaram 1.006 artigos. Tendo em vista o estudo realizado, pretende-se contribuir para estudos futuros, de forma a situar os pesquisadores sobre onde buscar, tanto novas quanto relevantes informações acerca da temática, além de proporcionar justificativas e ideias para seus estudos.

Biografia do Autor

Tamires Silva da Silva, Universidade Federal de Santa Maria
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Julia Tontini, Universidade Federal de Santa Maria
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Maiara Netto Cardoso, Universidade Federal de Santa Maria
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Referências

REFERÊNCIAS

BELK, R. Sharing without caring, Cambridge Journal of Regions, Economy and Society, v. 10, n. 2, jul., p. 249-261, 2017.

BELK, R. You are what you can access: Sharing and collaborative consumption online. Journal of Business Research, v. 67, p. 1595–1600, 2014.

BELK, R.; SOBH, R. Is Sharing An Alternative To Private Ownership? International Review of Business Research Papers, v. 3, n. 5, p.78-87, 2007.

BENKLER, Y. The wealth of networks: How social production transforms markets and freedom. Yale University Press, 2006.

BOTSMAN, R; ROGERS, R. O que é meu é seu: como o consumo coletivo está mudando o nosso mundo. Porto Alegre: Bookman, 2011.

CHENG, M. Sharing economy: A review and agenda for future research. International Journal of Hospitality Management, p. 60-70, 2016.

COHEN, B. KIETZMANN, J. Ride On! Mobility Business Models for the Sharing Economy. Organization & Environment, v. 27, n. 3, p. 279–296, 2014.

DEPARTMENT FOR BUSINESS INNOVATION AND SKILLS. Independent Review of the Sharing Economy: Government Response. Department for Business, Innovation and Skills, London. 2015.

DUBOIS, E., SCHOR, J., & CARFAGNA, L. Connected consumption: a sharingeconomy takes hold. Rotman Management, p. 50–55. 2014.

ERT, E, FLEISCHER, A. MAGEN, N. Trust and reputation in the sharing economy: The role of personal photos in Airbnb. Tourism Management, v. 55, p. 62-73. 2016.

GANSKY, L. The mesh: why the future of business is sharing. New York: Penguin. 2010.

GUEDES, V. S. L. BORSCHIVER, S. Bibliometria: Uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. CINFORM – Encontro Nacional De Ciência Da Informação, 2005, Salvador. Anais... Salvador: ICI/UFBA, 2005. Disponível em: <http://www.cinform-anteriores.ufba.br/vi_anais/docs/VaniaLSGuedes.pdf>Acesso em: 20 ago. 2019.

HAMARI, J. SJÖKLINT, M. UKKONEN, A. The Sharing Economy: Why People Participate in Collaborative Consumption. Journal of the Association for Information Science and Technology, 2016.

HEINRICHS, H. Sharing Economy: A Potential New Pathway to Sustainability. Gaia, v. 22, n. 4, p. 228-231. 2013.

MALHOTRA, A. MARSHALL, V. A. The Dark Side of the Sharing Economy ... and How to Lighten It. Communications of The ACM, 2014.

MARTIN, C. J. The sharing economy: A pathway to sustainability or a nightmarish form

of neoliberal capitalism? Ecological Economics, p. 149–159, 2016.

MÖHLMANN, M. Collaborative consumption: determinants of satisfaction and the likelihood of using a sharing economy option again. Journal of Consumer Behaviour, v. 14, p. 193–207, 2015.

OECD. Policies for the Tourism Sharing Economy Oecd Tourism Trends and Policies 2016. OECD Publishing, Paris. 2016.

OLSON, M. J.; SAMUEL J. K.; Sharing Economy: An In-Depth Look At Its Evolution & Trajectory Across Industries. Piper Jaffray Investment Research, 2015.

OWYANG, J. The Collaborative Economy: Products, services, and market relationships have changed as sharing startups impact business models. To avoid disruption, companies must adopt the Collaborative Economy Value Chain. Altimeter Research Theme: Digital Economies, 2014.

OZANNE, L.; BALLANTINE, P. Sharing as a Form of Anti-consumption? An Examination of Toy Library Users. Journal of Consumer Behaviour, v. 9, n. 6, p. 485–498, 2010.

PEREIRA, C.H.T. SILVA, M.E. Contribuições do Marketing na Integração Economia Compartilhada e Estratégia. Future Studies Research Journal, 2017.

PRITCHARD, Clive. Trends in economic evaluation. OHE briefing, 1998.

PwC. The Sharing Economy. PwC, London. 2015.

SCHOR, J. Debating the sharing economy. Great Transition Iniciative, 2014. Disponível em: <http://greattransition.org/publication/debating-the-sharing-economy> Acesso em: 27 Ago. 2019.

SILVEIRA, L. M. PETRINI, M. SANTOS, A. C. M. Z. Economia compartilhada e consumo colaborativo: o que estamos pesquisando? REGE – Revista de Gestão, 2016.

SHIRKY, C. L. A. Y. Lá vem todo mundo: o poder de organizar sem organizações. Rio de Janeiro: Zahar. 2012.

VERA, L.A.R. GOSLING, M. de S. Economia Compartilhada no Turismo: Uma Discussão Teórica sobre o Consumo Colaborativo e o Compartilhamento. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, v.10, n. 1, 2017.

ZERVAS, G. PROSERPIO, D. BYERS, J. W. The Rise of the Sharing Economy: Estimating the Impact of Airbnb on the Hotel Industry. Journal of Marketing Research, p. 687–705, 2017.

Publicado
2020-04-29
Seção
ARTIGOS DE REVISÃO