Diagnóstico das bibliotecas digitais de universidades federais brasileiras

Autores

  • Juliani Menezes dos Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Backes Universidade LaSalle

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n4.52485

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento das bibliotecas digitais das universidades federais brasileiras. A partir de um diagnóstico de bibliotecas digitais verificou-se a oferta de livros digitais adquiridos através de assinatura pelas universidades. Os objetivos deste estudo foram: a) mapear as bibliotecas digitais de universidades federais brasileiras; b) diagnosticar as bibliotecas digitais de universidades federais através de critérios de avaliação; c) conhecer o acervo de e-books disponível, sua distribuição geográfica no Brasil e os assuntos ofertados. Foram avaliados os seguintes critérios: divisão regional, instituição de ensino superior, cidade, site, base de e-book assinada, idioma da base, proxy, área de conhecimento, acessibilidade digital (PNE) e suporte ao usuário. Os resultados mostraram que 67% das universidades federais assinam bases de e-books. A ampliação da oferta de livros digitais por assinatura ou em acesso aberto é fundamental para que a biblioteca digital esteja presente no ensino a distância e auxilie os usuários 24 horas por dia.

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Biografia do Autor

Juliani Menezes dos Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bibliotecária na Biblioteca de Ciências Sociais e Humanidades, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Docência no Ensino Superior – Uniasselvi (2014) Mestre em Educação - UNILASALLE (2017), Doutoranda em Educação - Universidade La Salle (2018).

Luciana Backes, Universidade LaSalle

Professora-pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação – Universidade LaSalle – Canoas – Doutora em Educação.

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Publicado

2020-08-26

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA