Encontrabilidade da informação em um repositório bilíngue (português-libras)

o caso do Repositório Huet

Autores

  • Rodrigo Oliveira de Paiva Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - UFPA / Museu Paraense Emílio Goeldi https://orcid.org/0000-0002-0632-2823
  • Alegria Benchimol Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - UFPA / Museu Paraense Emílio Goeldi https://orcid.org/0000-0003-0920-992X
  • Tania Chalhub Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - UFPA / Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n4.52717

Resumo

Na conjuntura da Era da informação e do acesso aberto à produção científica, surgem os repositórios digitais como ambientes informacionais projetados para armazenar, preservar e disseminar documentos natos digitais ou não. Um dos fatores atraentes para usuários com características diversas ao utilizarem ambientes digitais como o dos repositórios é que a informação procurada possa ser efetivamente encontrada. Dentre os inúmeros repositórios existentes na internet, destaca-se o Repositório Digital Huet do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Ele é o primeiro no Brasil dedicado para a educação de surdos. Dessa forma, esta pesquisa pretende analisar a problemática que surge a partir da questão: como está o cenário da encontrabilidade de informações do Repositório Huet? Fundamentado nesse horizonte, a pesquisa tem por objetivo geral analisar a encontrabilidade da informação do Repositório Digital Huet. De forma especifica, pretende: a) Relacionar os conceitos de repositórios digitais, encontrabilidade da informação e surdos; b) Identificar as características de encontrabilidade da informação do Repositório Huet a partir do uso de checklist; c) Descrever como a comunidade surda do INES observa a encontrabilidade de objetos digitais para educação de surdos no Repositório Huet. Para cumprir tais objetivos a pesquisa é definida como descritiva, com abordagem quanti-qualitativa que utilizou cheklist, questionário eletrônico, além de entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. A amostra, na qual foi aplicado o questionário, é constituída de 11 professores da comunidade surda do INES. A entrevista semiestruturada foi aplicada a cinco alunos da comunidade surda do INES. Ambos instrumentos são adaptados a partir de uma cheklist para análise dos atributos de encontrabilidade da informação em ambientes informacionais. Os resultados evidenciam que nem todos os atributos de encontrabilidade da informação estão presentes no Repositório Huet, são eles: affordances e wayfinding, descoberta de informações, intencionalidade, mobilidade, convergência e ubiquidade. Esses atributos possuem problemas que podem ser solucionados, além disso, a comunidade surda do INES aponta questões importantes que podem aprimorar o ambiente digital aqui analisado, quebrando assim, barreiras para a inclusão digital de minorias, nesse particular de uma minoria linguística. Conclui-se que esse estudo, não é conclusivo em si, espera-se que ele abra espaço para que novas discussões sobre a encontrabilidade possam surgir, mas sempre levando em consideração a opinião dos usuários, e, sobretudo de usuários que fazem parte de minorias com características diversas, minorias que assim como os surdos precisam ser ouvidas.

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Biografia do Autor

Rodrigo Oliveira de Paiva, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - UFPA / Museu Paraense Emílio Goeldi

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2013) e Mestrado em Ciência da Informação pelo PPGCI - UFPA (2020). Possui experiência nas áreas de tratamento técnico de materiais informacionais e repositórios digitais. Tem interesse de pesquisa na área de comunicação científica acessibilidade. Atualmente exerce o cargo de Técnico do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, lotado no Serviço de Biblioteca do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Alegria Benchimol, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - UFPA / Museu Paraense Emílio Goeldi

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFRJ- ECO ) em 2015. Mestre em Ciência da Informação, desde 2009, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFF) e Graduada em Letras (Português e Francês) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará (PPGCI). Atua nas áreas de Comunicação Científica e documentação de acervos científicos.

Tania Chalhub, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - UFPA / Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Social Work - University of Minnesota (1995). Atualmente é professor adjunto do Instituto Nacional de Educação de Surdos, coordenação do repositório digital do Instituto Nacional de Educação de Surdos, serviços técnicos especializados do Instituto Nacional de Educação de Surdos e serviços técnicos especializados do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologias na educação de surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação científica, tecnologias e acessibilidade informacional na educação de surdos, acesso livre à informação científica em repositórios e acessibilidade.

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Publicado

2020-08-26

Edição

Seção

RESUMOS DE DISSERTAÇÕES