Análise da gestão documental do Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Autores

  • Isadora Pelosi
  • Ana Carolina Lima
  • Maria Clara Santos
  • Lígia Oliveira Instituto Federal de Sergipe
  • Manuela do Nascimento Silva Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2020v16n2.53920

Resumo

Contextualizada na Sociedade da Informação e caracterizada por uma grande quantidade de informação produzida em diferentes formatos, esta pesquisa tem por objeto de estudo a gestão documental que trata de um conjunto de procedimentos e técnicas indispensável para o funcionamento eficiente dos arquivos institucionais. Destaca-se a criação da Lei n° 8.159 de 1991, ordenamento jurídico brasileiro que versa sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências, a qual determina e estabelece como dever público a obrigatoriedade da aplicação da gestão documental. A presente pesquisa teve como objetivo geral entender o funcionamento da gestão documental do Instituto Federal de Sergipe (IFS), bem como, perceber seu nível de aplicação. Metodologicamente utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e descritiva. Realizou-se as consultas em bases de dados acadêmicos, livros e sites que dialogavam sobre a área da Arquivologia, em especial a gestão documental, a história da Educação Profissional e do IFS, e por fim, utilizou-se uma abordagem qualitativa com o uso do estudo de caso. Na análise percebeu-se que o sistema de gestão documental do IFS está em desenvolvimento e encontrando-se no nível mínimo ampliado. Concluiu-se que o IFS tem investido na organização de seu arquivo e mesmo que sua gestão documental não esteja totalmente implementada existe práticas e mecanismos baseados na legislação pertinente que atende as demandas daquela instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Pelosi

Graduanda do Curso de biblioteconomia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Bolsista do projeto "CARACTERIZANDO O ACERVO DO ARQUIVO GERAL DO CAMPUS ARACAJU SOB A LUZ DA GESTÃO DOCUMENTAL", aprovado no Edital Nº 05/2019, do Programa de Bolsas Institucionais de Extensão - PBIEx pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Ana Carolina Lima

Graduanda do Curso de biblioteconomia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Bolsista do projeto "CARACTERIZANDO O ACERVO DO ARQUIVO GERAL DO CAMPUS ARACAJU SOB A LUZ DA GESTÃO DOCUMENTAL", aprovado no Edital Nº 05/2019, do Programa de Bolsas Institucionais de Extensão - PBIEx pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Maria Clara Santos

Graduanda do Curso de biblioteconomia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Bolsista do projeto "IDENTIFICANDO A MASSA DOCUMENTAL ACUMULADA COMPORTADA PELO ARQUIVO GERAL DO CAMPUS ARACAJU ", aprovado no Edital Nº 05/2019, do Programa de Bolsas Institucionais de Extensão - PBIEx pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS). Técnica em Manutenção e Suporte em Informática pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Lígia Oliveira, Instituto Federal de Sergipe

Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Coordenadora de Protocolo e Arquivo do Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju.

Manuela do Nascimento Silva, Universidade Federal da Bahia

Arquivista Mestranda em Gestão da Informação e do Conhecimento -UFS

Downloads

Publicado

2020-10-29

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA