Ciência da Informação e Indústria 4.0:

uma aproximação necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n4.54015

Resumo

A Indústria 4.0 é um novo paradigma produtivo que explora a rede, a informação e a digitalização dos processos de produção, fenômeno que promete ser a quarta revolução industrial, tamanho impacto social anunciado. Objetivo: Aproximar epistemologicamente a Ciência da Informação ao fenômeno da Indústria 4.0 e verificar se as pesquisas realizadas na área são uma tendência relacionada. Metodologia: Pesquisa bibliográfica exploratória em que foram recuperados artigos científicos de bases de dados internacionais com os termos que retratam a Indústria 4.0. Resultados: Os resultados mostram que existem muitas pesquisas realizadas em Ciência da Informação e Ciências Sociais que compõem o fenômeno da Indústria 4.0 e que existe uma tendência de crescimento da produção científica a área de Ciência da Informação sobre todos os temas que compõe a Indústria 4.0. Conclusões: Conclui que existe uma tendência de pesquisa e quiçá uma mudança epistemológica em curso dentro da Ciência da Informação, possivelmente influenciada pelo novo paradigma produtivo chamado de Indústria 4.0.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Foresti, UFSC

Graduado em BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) com experiência na área de Ciência da Informação, Arquivologia e Biblioteconomia. É programador e web designer. Possui trabalhos em gestão da informação e conhecimento.

Gregório Varvakis, UFSC

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e doutorado em Manufacturing Engineering - Loughborough University of Technology (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Depto de Engenharia do Conhecimento atuando no ensino da graduação ( Engenharias e Ciência da Informação ) e nos programas de Pógraduação de Engenharia e gestão do conhecimento e Ciencia da Informação . Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão de Processos, Gestão do Conhecimento e Gestão de Organizações de Serviços, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, gestão do conhecimento, produtividade, melhoria contínua, tecnologia de informação e fluxo informacional.

William Barbosa Vianna, UFSC

Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Ciência da Informação. Atualmente é Coordenador do Bacharelado em Ciência da Informação (2019-2021) e Coordenador da Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento (2019-2023). Campo do Conhecimento: Ciência da Informação. Área de atuação: Interdisciplinar em Gestão da Informação. Doutorado em Engenharia de Produção (2011). Mestrado Profissional em Administração (USF, 2004). Mestrado em Engenharia de Produção (UFSC, 2008). Graduação em Ciências Humanas - Filosofia (UCDB-1989). Áreas de interesse: (1) Gestão Estratégica da Informação; (2) Curadoria Digital; (3) Data Science e Business Intelligence; (4) Tecnologia Assistiva e (5) Epistemologia & tópicos interdisciplinares em Gestão da Informação É líder do grupo de pesquisa em Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação.

Downloads

Publicado

2020-08-26

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO