Um ano de pandemia

relatos de uma biblioteca escolar

Autores

  • Liana Moreira Bolzani Alves Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-1372-9103
  • Jaqueline Santos Barradas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2021v17n3.60511

Resumo

Estudo de caso único, com o objetivo de observar e avaliar as mudanças ocorridas dentro de uma biblioteca escolar durante a pandemia de COVID-19, entre os anos de 2020 e 2021. Para isso foi feito um relato detalhado sobre as Bibliotecas da Escola Eleva antes e no decorrer da pandemia, assim como definido que é a biblioteca escolar e quais são as suas funções junto à comunidade atendida. Para tanto realizou-se uma pesquisa documental e bibliográfica sobre o tema biblioteca escolar, e consulta aos órgãos oficiais sobre as recomendações para funcionamento ao longo desse período pandêmico. Para análise foi realizada uma comparação das atividades e utilização do espaço da biblioteca antes da pandemia, assim como as mudanças ocorridas. O referencial teórico sustentou a avaliação sobre a forma que a biblioteca escolhida lidou com a pandemia. Os resultados apontam um alinhamento entre as mudanças adotadas nas bibliotecas estudadas e a literatura citada, como o sistema de referência virtual e contação de história online. Conclui-se que a biblioteca lidou bem com as mudanças causadas pela pandemia, tendo aproximado sua comunidade da leitura e da biblioteca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liana Moreira Bolzani Alves, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Biblioteconomia 

Jaqueline Santos Barradas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Doutora em Ciência da Informação 

Downloads

Publicado

2021-11-28

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA