Um estudo sobre a formação do bibliotecário e a prática no serviço de referência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2021v17n4.61372

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre o currículo de biblioteconomia, com foco no serviço de referência, e prática do profissional do citado serviço. O objetivo é o de compreender qual é a influência do currículo de biblioteconomia na prática cotidiana do bibliotecário de referência, de forma a verificar como se dá tal prática profissional frente ao aprendizado teórico da graduação em biblioteconomia.  Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizada uma entrevista semiestruturada em profundidade com oito bibliotecários de bibliotecas públicas, escolares, universitárias e especializadas, que atuam no setor de referência. Adotou-se, ainda, a observação dos participantes no próprio local de trabalho. Os resultados apontaram que as disciplinas cursadas na graduação têm pouca influência na prática, e há outros fatores considerados importantes, como os estágios e a experiência da prática diária. Contudo, com a observação, verificou-se que teorias são aplicadas à prática, o que é notável por meio do atendimento diferenciado e mais qualificado do bibliotecário de referência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gracirlei Maria de Carvalho Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Mina Gerais.

Bibliotecária-documentalista na Escola de Engenharia da UFMG.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA