Análise do comportamento informacional de estudantes do ensino médio a partir da verificação da habilidade de diferenciação entre fato e opinião

Autores

Resumo

O relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico de 2021 trouxe, conforme dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, que os jovens não sabem diferenciar fato de opinião. Esta constatação é preocupante porque vai no caminho contrário de um dos princípios da sociedade da informação, que é o desenvolvimento de competências informacionais a partir das atividades de letramento informacional, inclusive nas bibliotecas escolares. O objetivo geral deste estudo foi descrever o padrão de comportamento informacional dos estudantes da educação básica de um colégio particular do Distrito Federal, com base no seu relacionamento com a informação, para a distinção entre fato e opinião. A abordagem metodológica mista é do tipo descritivo. A pesquisa foi realizada com estudantes do primeiro ano do ensino médio, com adoção do questionário como instrumento de coleta de dados. Os resultados apontaram que o público investigado sabe diferenciar fato de opinião. Entretanto, desconsideram o serviço da biblioteca para apoio no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo, no desenvolvimento de habilidades informacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Prado Soares Spera, Universidade de Caxias do Sul

Discente do último ano do bacharelado em biblioteconomia na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Discente do segundo ano da licenciatura em letras da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Mediadora de leitura na Fundação Observatório do Livro e da Leitura. Colaboradora no desenvolvimento do repositório digital do Arquivo Lésbico Brasileiro (ALB).

Tanise Altnetter, Universidade de Caxias do Sul

Bacharel em Administração de Empresas (FAPA). MBA em Gestão de Negócios (FAPA). Discente de Biblioteconomia (UCS). Estagiária na biblioteca do Colégio Província de São Pedro.

Jonathan Rosa Moreira, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília

Pós-Doutor em Ciência da Informação (Universidade Estadual de São Paulo, 2018); Doutor em Ciência da Informação (Universidade de Brasília, 2017); Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (Universidade Católica de Brasília, 2011). Especializações: (i) Educação e Tecnologias para Educação a Distância (Universidade Cidade de São Paulo, 2011); (ii) Gestão de Processos Acadêmicos (Faculdade Projeção, 2013); (iii) Governança em TI (Universidade do Maranhão, 2009); (iv) Educação para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade (Universidade de Brasília, 2015); (v) Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (Universidade de Brasília, 2016); (vi) Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância (Universidade Federal Fluminense, 2016); (vii) Educação Inclusiva (2016); (viii) Educação a Distância (Universidade Paulista, 2020). Graduações: (i) Licenciatura em Pedagogia (Faculdades Integradas da Terra de Brasília, 2010); (ii) Bacharelado em Sistemas de Informação (Faculdade Cenecista de Brasília, 2008); (iii) Licenciatura em Educação Profissional (Instituto Federal de Brasilia, 2016), (iv) Licenciatura em História (Universidade Estadual do Goiás, 2020); (v) Licenciatura em Letras Espanhol (IBRA, 2020); (vi) Bacharelado em Biblioteconomia (Universidade de Caxias do Sul, 2021). Atualmente, é Pró-Reitor e Diretor Acadêmico da Educação Superior do Grupo Projeção. Avaliador AD HOC do MEC/INEP. Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da CAPES. Editor Científico e Avaliador de Periódicos Científicos. Membro do Pacto Universitário para Direitos Humanos e Diversidade. 

Downloads

Publicado

2022-10-18

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA