A Comunicação Aumentativa e Alternativa na Educação Infantil e a Produção Científica no Brasil e em Portugal

Autores

  • Lizandra Brasil Estabel Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Cátia Vaz Instituto Federal do Rio Grande do Sul-Campus Porto Alegre

Resumo

Este estudo se caracteriza como uma análise acerca das produções científicas referente à temática de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para crianças com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil, no período de 2017 a 2021. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de revisão bibliográfica, transversal e de caráter qualitativo e quantitativo. Para a realização deste estudo foi utilizado o Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica – oasisbr gerido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT) por meio da base de dados (https://oasisbr.ibict.br). A premissa para seleção das produções científicas foram os estudos vinculados às temáticas: Comunicação Aumentativa e Alternativa e palavras correlatas, Transtorno do Espectro Autista e Educação Infantil no Brasil e Portugal. Com base nos critérios de seleção foram computados 8 trabalhos no período de 2017 a 2021. A partir dos dados coletados e analisados, verificou-se a importância do uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa possibilitando recursos que promovem habilidades comunicativas verbais da criança, em idade pré-escolar, ampliando seu espaço de participação promovendo e enriquecendo seu processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lizandra Brasil Estabel, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação (PGIE/UFRGS). Bacharel em Biblioteconomia (FABICO/UFRGS). Coordenadora da Área Acadêmica de Ciências da Informação do IFRS - Campus Porto Alegre.Coordenadora de Educação a Distância (EAD) - IFRS - Campus Porto Alegre.Professora do Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS - Campus Porto Alegre.  
Professora do Mestrado em Informática na Educação do IFRS - Campus Porto Alegre.Professora do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS.
Membro da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares (FEBAB)
Pesquisadora do Grupo de Pesquisa LEIA da FABICO/UFRGS e IFRS (registrado no CNPq)

Prêmio de Pesquisa Emerald/CAPES - Edição 2015 na categoria Ciência da Informação, Emerald/CAPES.

Downloads

Publicado

2022-10-18

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA