A COVID-19 e suas implicações em indivíduos com comorbidades

uma análise da produtividade científica

Autores

Resumo

A pandemia causada pela COVID-19 tem afetado drasticamente grande parte da sociedade global. O público mais vulnerável às sérias complicações na saúde, por conta da doença, é o que possui uma ou mais comorbidades. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a produtividade científica nacional e internacional de artigos científicos sobre a COVID-19 e o seu impacto em indivíduos com comorbidades, em especial diabetes e obesidade, indexados nas bases de dados Web of Science, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. A pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa é fundamentada em teorias, conceitos e métodos pertencentes às áreas de Organização do Conhecimento, Bibliometria e Cientometria; e está inserida no campo empírico das Ciências da Saúde. Realizou-se a análise da elite de produtividade, dos artigos mais citados e da elite da elite definida. Nos resultados, foram identificados membros da elite nas autorias dos artigos com os maiores índices de citações, e a rede de internacionalização com destaque para a Universidade de Columbia, com o maior número de autores da elite da elite afiliados, e a Universidade de Lille, a única que apresenta colaboração com uma instituição brasileira, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Os objetivos estabelecidos na pesquisa foram atingidos pela aplicação da metodologia proposta, revelando a importância da publicação e disseminação das pesquisas científicas para potencializar reflexões, análises e avanço do conhecimento sobre fenômenos presentes em diversos aspectos socioculturais e áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca de Láia Vicentini, Fundação Oswaldo Cruz/Pós-graduanda

Pós-graduanda no curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz. Bacharel em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vânia Lisboa da Silveira Guedes, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Professora Associada

Pós-doutora e Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rejane Ramos Machado, Fundação Oswaldo Cruz/Pesquisadora

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz. Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz.

Downloads

Publicado

2022-10-18

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO