Aplicações e inovações tecnológicas no campo do gerenciamento da informação

uma análise das ementas e disciplinas ofertadas pela iSchools

Autores

  • Victor Horta
  • Ricardo Rodrigues Barbosa Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2022v18n3.64512

Resumo

Neste artigo discutem-se as relações entre o gerenciamento informacional e temáticas focalizadas em aplicações e inovações tecnológicas através dos programas curriculares de disciplinas no ensino acadêmico na organização iSchools. Foram analisadas as ementas e disciplinas acadêmicas de 22 unidades de escolas de informação filiadas iSchools. O objetivo deste artigo é a identificação e análise das áreas de ensino em que as escolas de informação concentram suas disciplinas com o foco tecnológico na esfera do gerenciamento informacional e no campo da Ciência da Informação. As ementas dos programas de graduação e pós-graduação das 22 unidades acadêmicas foram analisadas através dos títulos indicativos e descrições dos conteúdos das disciplinas. No universo de 1463 disciplinas, foram selecionadas um total de 423. As principais áreas de ensino relacionadas ao universo tecnológico no contexto das iSchools foram relacionadas a questões de desenvolvimento e uso de tecnologias, acesso e recuperação da informação, técnicas e procedimentos de tratamento da informação, reflexões sobre o impacto das tecnologias, acesso e uso da informação na sociedade, práticas que resultam na criação ou avaliações de serviços especializados e instruções ou métodos para os contextos gerenciais nas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA