Relacões entre biblioteca universitária e as dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Autores

  • Italo Teixeira Chaves Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra Universidade Federal do Ceará

Resumo

Esta pesquisa desenvolve uma investigação interdisciplinar, envolvendo teorias da Educação e Ciência da Informação, com direcionamentos para a avaliação da Educação Superior. Parte do seguinte questionamento: Quais as relações das bibliotecas universitárias no contexto da avaliação do ensino superior?. Tem como objetivo geral identificar as contribuições da biblioteca universitária na avaliação do ensino superior a partir do instrumento de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Para isso, utiliza os aportes metodológicos de uma pesquisa documental, adotando uma abordagem qualitativa e utilizando a análise de conteúdo para definição de categorias e codificação dos resultados. Identifica nos resultados três dimensões possíveis para a atuação da biblioteca universitária e do bibliotecário, sendo eles: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. Contextualiza tais possibilidades com a literatura científica da Ciência da Informação, com base em relatos e práticas adotadas por bibliotecas universitárias. Conclui-se que a biblioteca universitária tem papel potencializador no que tange a Avaliação do Ensino Superior, é um local  de disseminação da informação, que contribui diretamente na rotina administrativa e intelectual dos professores e alunos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Italo Teixeira Chaves, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (DCINF/UFC). Líder do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento em Ambientes Educacionais (GICAE). 

Downloads

Publicado

2023-07-07

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA