Relacões entre biblioteca universitária e as dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2023v19n1.66190Resumo
Esta pesquisa desenvolve uma investigação interdisciplinar, envolvendo teorias da Educação e Ciência da Informação, com direcionamentos para a avaliação da Educação Superior. Parte do seguinte questionamento: Quais as relações das bibliotecas universitárias no contexto da avaliação do ensino superior?. Tem como objetivo geral identificar as contribuições da biblioteca universitária na avaliação do ensino superior a partir do instrumento de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Para isso, utiliza os aportes metodológicos de uma pesquisa documental, adotando uma abordagem qualitativa e utilizando a análise de conteúdo para definição de categorias e codificação dos resultados. Identifica nos resultados três dimensões possíveis para a atuação da biblioteca universitária e do bibliotecário, sendo eles: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. Contextualiza tais possibilidades com a literatura científica da Ciência da Informação, com base em relatos e práticas adotadas por bibliotecas universitárias. Conclui-se que a biblioteca universitária tem papel potencializador no que tange a Avaliação do Ensino Superior, é um local de disseminação da informação, que contribui diretamente na rotina administrativa e intelectual dos professores e alunos