Processos, produtos e instrumentos de tratamento temático da informação na perspectiva discente
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2023v19n1.66534Resumo
Aborda o tratamento temático da informação na perspectiva discente. Objetiva traçar um panorama de como os alunos veem o ensino do tratamento temático da informação e sua aplicação no mercado de trabalho. Busca apresentar uma visão mais ampla acerca do tema e incitar o olhar para o caráter formativo praticado nessa dimensão fundamental em organização da informação. Constitui pesquisa descritiva de natureza quali-quantitativa, desenvolvida sob o método do estudo de caso mediante aplicação de questionário online aos alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás, egressos das disciplinas da área de tratamento temático da informação. Os resultados indicam que os processos de tratamento temático da informação são grandemente assimilados pelos discentes, sobretudo a classificação bibliográfica, assim como os sistemas de classificação, surgem como o instrumento melhor compreendido e a notação classificatória como o produto de melhor entendimento via ensino praticado no eixo temático.