Perspectivas da bibioteca e do bibliotecário na década de 1980

um olhar acerca dos artigos pubicados na Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG

Autores

Resumo

A pesquisa tem como foco a discussão de dois conceitos centrais para a Biblioteconomia que é o de biblioteca e de bibliotecário. Como fonte de análise dos discursos utilizamos a Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, e os artigos selecionados vinculados, particularmente, à década de 1980. Quanto aos objetivos a pesquisa se caracteriza como exploratória, qualitativa e utiliza o método bibliográfico, pois se baseia na mobilização e na leitura dos artigos publicados na referida revista. A década selecionada possui diversos discursos relacionados às bibliotecas e aos bibliotecários, sobretudo, à biblioteca pública que foi amplamente discutida neste período, do mesmo modo que a importância e a função social do bibliotecário. Foram encontrados também artigos que revelavam a preocupação com o ensino da Biblioteconomia, controle bibliográfico, automação, a importância do usuário, das cooperações (constituição de redes, empréstimos entre bibliotecas), acervos de materiais audiovisuais, não convencionais e planejamento de bibliotecas. Podemos dizer que há uma presença do pensamento crítico em vários artigos que revelam o quanto é prejudicial o modelo fechado/burocrático da biblioteca, a apatia dos bibliotecários, a absorção de normas, padrões, serviços institucionalizados sem reflexões sobre a comunidade e as dimensões política, cultural, econômica que são traços distintivos da realidade brasileira. A pesquisa tem como foco a discussão de dois conceitos centrais para a Biblioteconomia que é o de biblioteca e de bibliotecário. Como fonte de análise dos discursos utilizamos a Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, e os artigos selecionados vinculados, particularmente, à década de 1980. Quanto aos objetivos a pesquisa se caracteriza como exploratória, qualitativa e utiliza o método bibliográfico, pois se baseia na mobilização e na leitura dos artigos publicados na referida revista. A década selecionada possui diversos discursos relacionados às bibliotecas e aos bibliotecários, sobretudo, à biblioteca pública que foi amplamente discutida neste período, do mesmo modo que a importância e a função social do bibliotecário. Foram encontrados também artigos que revelavam a preocupação com o ensino da Biblioteconomia, controle bibliográfico, automação, a importância do usuário, das cooperações (constituição de redes, empréstimos entre bibliotecas), acervos de materiais audiovisuais, não convencionais e planejamento de bibliotecas. Podemos dizer que há uma presença do pensamento crítico em vários artigos que revelam o quanto é prejudicial o modelo fechado/burocrático da biblioteca, a apatia dos bibliotecários, a absorção de normas, padrões, serviços institucionalizados sem reflexões sobre a comunidade e as dimensões política, cultural, econômica que são traços distintivos da realidade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrielle Francinne de S.C Tanus

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECIN/UFRN). Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, atuou como Bibliotecária no Sistema de Bibliotecas da UFMG. Coordenadora do projeto "A literatura afro-brasileira nos acervos das bibliotecas públicas do nordeste" (PJ121-2018).

Bianca Vitória Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Estudante de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de Iniciação Científica no projeto "Discursos contemporâneos da Biblioteconomia".

Downloads

Publicado

2023-10-20

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA