Tecnologias para o ensino/aprendizagem da catalogação em RDA

Autores

  • Adriane Groehs Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Julibio David Ardigo Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) https://orcid.org/0000-0002-9114-6229
  • Ana Maria Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Resumo

A Resource Description and Access foi adotada como padrão para a catalogação, trazendo mudanças significativas nos processos de descrição bibliográfica. No entanto, no Brasil, a adoção da RDA tem sido lenta e enfrenta obstáculos, como a falta de recursos pedagógicos em português. O objetivo deste artigo é apresentar o protótipo de software RDA PARA TODES como uma nova opção tecnológica para o ensino e aprendizagem da nova diretriz de catalogação. Aborda as estratégias de implantação e o treinamento de bibliotecários nos países do Comitê Diretivo para o Desenvolvimento da RDA, fazendo uma comparação com a realidade brasileira. Também apresenta as possibilidades de uso das tecnologias para o ensino/aprendizagem, destacando as possibilidades de uso de aplicativos desenvolvidos em plataformas no-code/low-code, como recurso facilitador no processo de aprendizagem. O desenvolvimento ágil foi utilizado, com a aplicação do Processo de Desenvolvimento de Produtos sendo empregado para o controle das etapas e procedimentos. Os recursos Firebase e AppyGyver foram escolhidos para o desenvolvimento do software. Conclui-se apresentando o protótipo do software RDA PARA TODES para o ensino da RDA em português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julibio David Ardigo, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduado em Engenharia Elétrica (1987), com mestrado em Engenharia Elétrica (1994) e doutorado em Engenharia de Produção (2004) pela Universidade Federal de Santa Catarina, sempre com estudos focados em computação aplicada. Realizou estágio pós-doutoral na University of Victoria (2015), relacionado com monitoração de avaliação remota. Vínculo profissional: Professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (40h), lotado no departamento de Administração da ESAG, onde ministra disciplinas relacionadas a Teoria da Decisão e TIC (ministradas em português e inglês), e professor permanente do PPGInfo (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) da FAED, onde ministra a disciplina de estatística. É líder do grupo de pesquisa LabTIC (Laboratório de Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicadas), certificado pela UDESC no CNPq desde 2002. Foco de atuação: Tecnologia de Informação e Comunicação aplicadas a Administração, Engenharia e Educação, principalmente em infra-estrutura de tecnologia, e-Business, sistemas de ensino-aprendizagem, políticas de informatização e tecnologias da informação e comunicação. comunicação.

Ana Maria Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Tecnologia e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho (2009). Atualmente é coordenadora do laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão em Biblioteconomia e Ciência da Informação - LABIB da Universidade do Estado de Santa Catarina, coordenadora do Programa de pós-graduação em Gestão da Informação - PPGInfo da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora permanente do PPGInfo da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ministra disciplinas no Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina. Coordenadora e Editora Chefe do periódico Cidadania em Ação - Revista de Extensão e Cultura da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: catalogação, biblioteconomia, extensão, informação e biblioteca parque.

 

Downloads

Publicado

2024-03-03

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA