A formação do bibliotecário e do cientista da informação nas universidades federais brasileiras
o multiculturalismo em pauta
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2024v20n1.68715Resumo
Este artigo parte da hipótese de que, da mesma forma que nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil há um silenciamento na pauta das universidades federais quanto ao tema do Multiculturalismo na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI), as demais regiões podem apresentar a mesma tendência. A questão que norteia esta pesquisa é até que ponto a temática do Multiculturalismo faz parte da formação inicial e continuada nos cursos de formação do bibliotecário e do cientista da informação nas universidades federais brasileiras nas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte? Trata-se de uma investigação qualitativa e quantitativa que considera o referencial teórico do Multiculturalismo. Objetiva analisar projetos pedagógicos e matrizes curriculares da graduação e da pós-graduação (Mestrado e Doutorado) na área da BCI com vistas a apresentar um panorama de como a abordagem do Multiculturalismo se manifesta na formação inicial e continuada. Confirma a pouca incidência do tema no contexto de formação da BCI e acena para a desejável discussão do tema nas universidades em atendimento às exigências de uma formação do profissional da informação que favoreça o cumprimento dos objetivos da agenda 2030 (ONU, 2015). Esta pesquisa se soma aos trabalhos que já discutiram a relevância da temática e contribui para o debate e discussões do Multiculturalismo na área.