O uso das mídias digitais na escola

reflexões acerca da percepção dos professores

Autores

  • Denyse Maria Borges Paes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2024v20n1.68986

Resumo

O desafio a ser enfrentado pela educação nos tempos atuais diz respeito à possibilidade de desenvolver uma educação para o futuro em que o estudante possa conhecer e utilizar em sala de aula as mídias digitais, tornando-se eficaz em relação a seleção, o armazenamento, a recuperação e o uso das informações. O objetivo deste trabalho é analisar o uso das mídias digitais no âmbito escolar, em duas escolas, uma pública e outra privada, em Fortaleza, com vistas a verificar os impactos decorrentes de sua utilização. Utilizou-se a pesquisa exploratório-descritiva, do ponto de vista de seus objetivos e quanti-qualitativa em relação à forma de abordagem do problema. Como instrumento de coleta de dados, optou-se pela observação participante. Escolheu-se, ainda, a aplicação de questionário aos professores. Observou-se que a resistência de alguns professores em se abster-se do uso desses recursos tecnológicos ainda é considerável. Eles sentem-se aquém das novidades no mercado da educação e se recusam a utilizar as mídias digitais como fonte para a formação do conhecimento, seja por não se sentirem motivados em busca do conhecimento, ou porque resistem em aceitar a rapidez da informação e as consequências dessas transformações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-03

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA