Agir comunicativo, competência comunicativa e ações de informação

Autores

  • Clóvis Ricardo Montenegro de Lima IBICT
  • Helen Fischer Günther
  • Mariangela Rebelo Maia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2024v20n1.69226

Resumo

Neste artigo discute-se a relação entre agir comunicativo, nos termos da teoria do agir comunicativo, e as ações de informação, nos termos dos estudos de González de Gómez. Essa discussão passa pelo conceito de competência comunicativa, tal qual desenvolvido por Habermas, pela discussão crítica das abordagens cognitivistas, construtivistas e pragmáticas da informação. Habermas em sua guinada linguística busca entender a socialização, a formação de grupos sociais e a construção da sociedade a partir das interações mediadas pela linguagem. O agir comunicativo tem a função de criar vínculos sociais. Habermas desenvolve o conceito de competência comunicativa, como algo maior do que a capacidade linguística de se expressar e de representar as coisas e o mundo da vida. A competência comunicativa está relacionada também a função da linguagem para socialização e integração social, relacionada a intersubjetividade entre ego e alter.A informação é significação compartilhada, construção de acordos de representação das coisas e do mundo da vida e parte do agir comunicativo. Pode-se pensar a ação de informação no quadro da competência comunicativa como parte do agir comunicativo, construção de acordos de representação e compartilhamento de significado. Conclui-se que a ação de informação é intersubjetiva e não pode se reduzir a objetivação do outro, seja como emissores e receptores, seja como usuário.

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Biografia do Autor

Helen Fischer Günther

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Mariangela Rebelo Maia

Doutora em Ciência da Informação PPGCI IBICT/UFRJ

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Publicado

2024-07-03

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO