Mediação da leitura literária na formação de leitores infantojuvenis
Resumo
Este artigo focaliza a mediação da leitura literária na formação dos leitores infantojuvenis em ambiente escolar. Tem como objetivo geral apresentar estratégias de mediação de leitura que contribuem para o letramento literário. Parte do pressuposto de que a leitura literária visa contribuir para a formação do leitor, pois possui ricos recursos que ampliam a capacidade de conceber o mundo. Para tanto, investiga o papel do bibliotecário e do professor como mediador na formação literária infantojuvenil, bem como estuda a escola como espaço para a mediação da leitura. Insere-se nas áreas de Letras, Pedagogia e Biblioteconomia. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico por considerar a revisão de textos pertinentes à temática em foco. Apresenta a sequência didática como uma estratégia que permite ajudar o mediador na sistematização de sua prática. Sua principal contribuição é trazer evidências de que o planejamento de ações para a leitura favorece a atuação do mediador no espaço escolar em prol da formação de leitores de Literatura.