Compartilhamento de conhecimento e desenvolvimento de competências entre uma multinacional e suas subsidiárias no âmbito do comércio exterior e dos negócios internacionais

Autores

  • Amanda Jéssica de Oliveira Guimarães PUCMINAS
  • Luriani Vaz Ferreira PUCMINAS
  • Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro FUMEC
  • Fabricio Ziviani Universidade Católica de Brasília - ECI/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2024v20n2.69952

Resumo

O tema do presente estudo consiste no compartilhamento de conhecimento e no desenvolvimento de competências entre uma multinacional e suas subsidiárias, tendo como objetivo estudar como o compartilhamento do conhecimento e o desenvolvimento de competências dentro de uma multinacional e suas subsidiárias contribuem para um desempenho de entrega mais eficiente e eficaz aos clientes globais, tanto em atividades relacionadas ao comércio exterior quanto aos negócios internacionais. A pesquisa é exploratória e qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso único sobre a análise do relacionamento entre uma multinacional americana e um de seus clientes em nível global. Em se tratando do levantamento de dados, analisaram-se relatórios, sistemas e ferramentas de análise utilizadas pela multinacional, bem como realizaram-se entrevistas focalizadas com funcionários da área de materiais. A partir da análise das informações obtidas, pode-se notar que o compartilhamento de conhecimento na multinacional desenvolve-se tanto de maneira formal (relatórios, sistemas integrados de gestão e reuniões semanais) quanto de maneira informal (troca de experiências interpessoais). O desempenho de entrega superior está baseado na sinergia entre todas as áreas e plantas da multinacional ao atenderem as demandas de cada projeto, a partir da comunicação clara, direta e eficiente com o cliente global. Por fim, ressalta-se que este artigo está alinhado à teoria por meio do estudo da prática, pois a multinacional estudada tem como estratégia o compartilhamento de conhecimento, que leva a melhor desempenho de entrega ao cliente global.

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Biografia do Autor

Fabricio Ziviani, Universidade Católica de Brasília - ECI/UFMG

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (2005) e graduado em Administração. Professor do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.

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Publicado

2024-07-25

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA