Compartilhamento de conhecimento e desenvolvimento de competências entre uma multinacional e suas subsidiárias no âmbito do comércio exterior e dos negócios internacionais
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2024v20n2.69952Resumo
O tema do presente estudo consiste no compartilhamento de conhecimento e no desenvolvimento de competências entre uma multinacional e suas subsidiárias, tendo como objetivo estudar como o compartilhamento do conhecimento e o desenvolvimento de competências dentro de uma multinacional e suas subsidiárias contribuem para um desempenho de entrega mais eficiente e eficaz aos clientes globais, tanto em atividades relacionadas ao comércio exterior quanto aos negócios internacionais. A pesquisa é exploratória e qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso único sobre a análise do relacionamento entre uma multinacional americana e um de seus clientes em nível global. Em se tratando do levantamento de dados, analisaram-se relatórios, sistemas e ferramentas de análise utilizadas pela multinacional, bem como realizaram-se entrevistas focalizadas com funcionários da área de materiais. A partir da análise das informações obtidas, pode-se notar que o compartilhamento de conhecimento na multinacional desenvolve-se tanto de maneira formal (relatórios, sistemas integrados de gestão e reuniões semanais) quanto de maneira informal (troca de experiências interpessoais). O desempenho de entrega superior está baseado na sinergia entre todas as áreas e plantas da multinacional ao atenderem as demandas de cada projeto, a partir da comunicação clara, direta e eficiente com o cliente global. Por fim, ressalta-se que este artigo está alinhado à teoria por meio do estudo da prática, pois a multinacional estudada tem como estratégia o compartilhamento de conhecimento, que leva a melhor desempenho de entrega ao cliente global.