A sistematização como um recurso para o planejamento da prática da leitura literária no sistema socioeducativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2024v20n3.70068

Resumo

Este artigo focaliza o planejamento de ações para a leitura literária em ambiente de privação de liberdade. Objetiva discutir a sistematização da prática da leitura para a formação leitora de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Parte da revisão da literatura de pesquisas que já investigaram os impactos das práticas de leitura na formação do sujeito.  Insere-se no escopo teórico da Biblioteconomia e áreas afins que abordam os conceitos de mediação e leitura literária. Configura-se como uma pesquisa descritiva. Indica a sistematização como uma prática que auxilia no planejamento de ações para a leitura que favorecem a formação do leitor literário que se encontra em contexto de crise.

Palavras-chave: mediação da leitura; sistematização; ambiente de crise.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Ferraz Dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda pela Universidade de Salamanca (2023), com pesquisa em curso intitulada "Estudio de la importancia de la mediación de la lectura em contexto de crisis: caso del sistema socioeducativo brasileño". Mestra em Biblioteconomia pela UniRio (2022), com foco na área de biblioteca, cultura e sociedade, e graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UFF (2014). Atualmente, atua como Coordenadora Geral do Programa Cultural e das ações formativas da Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BDB). Também coordena os Editais Culturais do Instituto Zeca Pagodinho e da DRUM Brasil. Com uma carreira sólida no segmento cultural, possui 10 anos de experiência dedicados à capacitação, gestão, produção e captação de recursos para projetos culturais em diversas áreas, incluindo literatura, artes visuais, teatro, música e cinema. Participa do grupo de pesquisa "Biblioteca Pública no Brasil: reflexão e prática". 

Patrícia Vargas Alencar, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada IV do Departamento de Processos Técnico-Documentais (DPTD) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Biblioteconomia do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO. Atua como Chefe Substituta do DPTD desde maio de 2022. Graduada em Letras - Português/Literaturas (UFRJ), Mestre em Linguística (UFRJ) e Doutora em Linguística (UFRJ), com Pós-Doutoramento em Ciência da Informação - PPGCI IBICT UFRJ, durante o ano de 2020, sob o fomento da bolsa PNPD CAPES no primeiro semestre. Foi professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC/RJ), de 1998 a 2009, lecionando as disciplinas Língua Portuguesa e Literaturas nos Ensinos Fundamental e Médio. Trabalhou na Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu na área de Letras da rede privada. Atuou nos cursos Normal Superior, Pedagogia e na Pós-Graduação Lato Sensu Alfabetização e Letramento, como professora concursada da Rede FAETEC, no Instituto Superior de Educação de Itaperuna (RJ). Atuou como coordenadora de projeto de extensão vinculado ao Programa de Extensão PROETNO - Programa Etnoconhecimento para um Etno(re)conhecimento, coordenado pela Professora Maria Amélia Gomes de Souza Reis submetido à PROEXT/UNIRIO durante os anos de 2011 e 2012. Exerceu o cargo de coordenadora da disciplina Português Instrumental no curso de Licenciatura em Pedagogia a distância (LIPEAD/UNIRIO), no âmbito do convênio CEDERJ, firmado entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e as universidades públicas do Estado de 2015 a 2019. Ministra disciplinas na Escola de Biblioteconomia relacionadas à área de Linguística e Língua Portuguesa. Investiga parâmetros de atuação do bibliotecário de referência na sociedade multicultural. Desenvolve pesquisa sobre a mediação da leitura literária como objeto epistemológico da Ciência da Informação a partir do quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso de orientação francesa. Atua como 2 Líder do Grupo de Pesquisa: "Biblioteca Pública no Brasil: reflexão e prática". ORCID 0000-0003-3670-0909

Downloads

Publicado

2024-10-14

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO