Desinformação, competência em informação e letramento digital a partir da perspectiva da ciência da informação

Autores

  • Ana Cristina da Silva Santos Faculdade Estácio de Ananindeua
  • Sheysy Aragão Monteiro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2024v20n3.70307

Resumo

Com o maior acesso proporcionado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), a informação vem se mostrando um objeto estratégico nas relações sociais contemporâneas tendo a necessidade de estudos que visem compreender a desinformação, competência informacional e letramento digital. O artigo tem como objetivo analisar o estado da arte da relação entre os termos desinformação, competência em informação e letramento digital na CI na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) e no Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (OASISBR) no período de 2011 a 2021. A pesquisa é classificada como descritiva e exploratoria com procedimentos técnicos de estudo bibliométrico e abordagem quantitativa. Os dados foram coletados nas bases de dados BRAPCI e OasisBR. Os resultados demonstram que houve um aumento no número de publicações referentes ao tema a partir de 2017, em parte influenciado pela pandemia da Covid-19. Identificou-se também que essa tendência deve-se manter mesmo com a diminuição do impacto da pandemia após 2022. Conclui-se que o investimento em educação tecnológica é primordial para frear a quantidade massiva de conteúdo inapropriado, sobretudo, enfatizando as competências que vão além do letramento: saber buscar, reconhecer e fazer o uso ético de informações advindas de fontes confiáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina da Silva Santos, Faculdade Estácio de Ananindeua

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. Especialização em Administração de Bibliotecas Públicas e Escolares (cursando). Mestrado em Ciência da Informação (cursando), UFPA. Bibliotecária da Faculdade Estácio de Ananindeua.

Sheysy Aragão Monteiro, Universidade Federal do Pará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFPA),  Especialista em Formação de Contadores de Histórias e Mediadores de Leitura pela Escola Superior da Amazônia, Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará.  Atualmente é Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal do Pará, no Campus Universitário de Salinópolis. 

Downloads

Publicado

2024-10-14

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO