O público-leitor da Biblioteca Fran Paxeco do grêmio literário e recreativo português

um estudo entre temporalidades

Autores

  • Luana Maria Espíndola Araújo Universidade Federal do Pará
  • Maurila Bentes de Mello e Silva Universidade Federal do Pará
  • Jose Francisco da Silva Queiroz Universidade Federal Rural da Amazônia https://orcid.org/0000-0001-6232-0753

Resumo

Este artigo tem como objetivo comparar o perfil do público-leitor da Biblioteca Fran Paxeco no final do século XIX e no início do século XXI e identificar o interesse desse público-leitor pelo acervo da Biblioteca Fran Paxeco. Adotou-se as pesquisas bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, como metodologia. Verificou-se, nos resultados, que no final do século XIX, o público-leitor era constituído por estudantes que participavam do curso de escrituração mercantil ofertado pelo Grêmio Literário e Recreativo Português. Enquanto que o público-leitor do século XXI é constituído, quase totalmente, por professores, graduandos e outros pesquisadores oriundos de programas de Pós-Graduação. Conclui-se que, se no final do século XIX, a Biblioteca Fran Paxeco buscava obras para atender um público-leitor interessado na formação educacional prática ou voltada para a formação cultural; atualmente, essa biblioteca atrai o interesse de leitores que buscam produzir conhecimento destinado ao campo da educação acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Maria Espíndola Araújo, Universidade Federal do Pará

Bibliotecaria

Maurila Bentes de Mello e Silva, Universidade Federal do Pará

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (1976), Especialização em Administração de Bibliotecas (1994), Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em História pela Universidade Federal do Pará (2019). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Biblioteconomia, informação, produção científica, bibliometria e comunicação científica.

Jose Francisco da Silva Queiroz, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduado em Letras - Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Fez Especialização em Estudos Linguísticos e Análise Literária na mesma instituição. Tem Mestrado e Doutorado em Letras (Estudos Literários) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará. É professor de Estudos Literários na Universidade Federal Rural da Amazônia no Campus de Tomé-Açu.

Downloads

Publicado

2024-10-14

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA