Promoção da competência em informação e da leitura em biblioteca comunitária por meio da gamificação
Resumo
Este estudo propõe uma abordagem inovadora no contexto das bibliotecas comunitárias, com foco no desenvolvimento da competência em informação e na promoção da leitura por meio da gamificação. A pesquisa tem como lócus a Biblioteca Comunitária Fé, Alegria e Esperança, da Fundação Fé e Alegria do Brasil, equipamento de referência para a comunidade do Loteamento Boa Esperança na cidade de Natal/RN. A referida biblioteca realiza diversas atividades de promoção de leitura e estimula o desenvolvimento de competências em informação focadas nos usuários que participam dos projetos da instituição. A gamificação, como uso de elementos de jogos em contextos não lúdicos, surge como uma estratégia para elevar a motivação e o engajamento dos usuários da biblioteca. Diante do exposto, a pesquisa tem como objetivo geral desenvolver estratégias de gamificação para promoção de competências em informação na biblioteca. Como objetivos específicos foram traçados: elaborar modelagens de gamificação para desenvolver as atividades gamificadas e seus elementos e desenvolver e avaliar atividades gamificadas que sejam adequadas para o contexto da biblioteca comunitária. Foram usados procedimentos metodológicos atinentes com pesquisa exploratória, descritiva e aplicada com abordagem de pesquisa-ação. Como resultados, se apresentam as modelagens de quatro atividades gamificadas e a descrição e avaliação das atividades realizadas. As atividades mostraram-se eficazes para despertar o interesse pela leitura e pela busca por informações, proporcionando um ambiente mais interativo e motivador.