A utilização de recursos tecnológicos nas disciplinas dos cursos de biblioteconomia na modalidade EAD para o ensino e a prática da conservação preventiva de acervos bibliográficos

Autores

  • Gilberta Ferreira da Costa Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul
  • Lizandra Brasil Estabel Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este estudo propõe verificar quais recursos tecnológicos são utilizados no processo de ensino, nas disciplinas dos cursos de Biblioteconomia, na modalidade Educação Aberta e a Distância (EAD), para a conservação de acervos bibliográficos. Discorre sobre a importância de os bibliotecários conhecerem medidas de conservação preventiva e técnicas de pequenos reparos em livros para garantir a integridade física dos materiais, a sustentabilidade das bibliotecas, bem como a manutenção do acesso à informação. Descreve a metodologia como aplicada, de caráter qualitativa, por meio de estudo de caso. Conclui que a pesquisa contribui para a Biblioteconomia, em especial sobre a conservação de acervos, temática que carece de novas pesquisas e aprofundamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberta Ferreira da Costa, Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul

Mestranda no Programa Mestrado Profissional em Informática da Educação. Bacharel em Biblioteconomia.

Lizandra Brasil Estabel, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação (PGIE/UFRGS). Bacharel em Biblioteconomia (FABICO/UFRGS). 

Coordenadora da Área Acadêmica de Ciências da Informação do IFRS - Campus Porto Alegre. Coordenadora de Educação a Distância (EAD) - IFRS - Campus Porto Alegre. Professora do Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS - Campus Porto Alegre.  
Professora do Mestrado em Informática na Educação do IFRS - Campus Porto Alegre. Professora do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS.
Membro da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares (FEBAB)
Pesquisadora do Grupo de Pesquisa LEIA da FABICO/UFRGS e IFRS (registrado no CNPq)

Prêmio de Pesquisa Emerald/CAPES - Edição 2015 na categoria Ciência da Informação, Emerald/CAPES.

Downloads

Publicado

2025-05-12

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA