Acessibilidade, inclusão e divulgação

análise das revistas indexadas na SCIELO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2025v21n1.72313

Resumo

Discute a questão da acessibilidade, inclusão e divulgação científica no âmbito do Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi. Ciências Humanas, concentrando-se na conformidade com os Critérios de Permanência da SciELO. Tem em vista examinar a execução de medidas para fomentar a acessibilidade nas plataformas de divulgação da revista e investigar a incorporação de recursos visuais e auditivos para aumentar a visibilidade e a diversidade no material divulgado. Discute conceitos ligados à acessibilidade digital, os princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade) e FAIR (findable, accessible, interoperable, and reusable - localizável, acessível, interoperável e reutilizável.), bem como as políticas governamentais voltadas para a inclusão de indivíduos com deficiência no Brasil. Este é um estudo exploratório e descritivo, fundamentado na avaliação das práticas implementadas pelo BMPEG. Ciências Humanas para aprimorar a acessibilidade e inclusão em suas redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Menezes, Museu Paraense Emílio Goeldi

Atualmente Pesquisadora no Programa de Capacitação Institucional (PCI) no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Graduada em Biblioteconomia na Universidade federal do Pará-UFPA (2021).

Jimena Felipe Beltrão, Museu Paraense Emílio Goeldi

Ph.D em Ciências Sociais – Analista em Ciência e Tecnologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Editora Científica do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. 

Downloads

Publicado

2025-05-12

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA