Panorama dos repositórios de dados no Brasil

Autores

  • Janes Specht Marchand Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Isabela Figueiredo da Rosa Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Andressa Eloany Brito Rebelo Universidade Federal do Rio Grande - FURG https://orcid.org/0000-0003-2126-9394
  • Angélica Conceição Dias Miranda Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2025v21n2.72906

Resumo

Os repositórios são espaços digitais que armazenam dados que podem ser utilizados para coletas e resultados de pesquisas referentes tanto a empresas ou instituições de pesquisa. O presente estudo visa identificar repositórios de dados no Brasil, a quais instituições estão vinculados, a localidade, suas áreas do conhecimento e qual estrutura utilizam.  Utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa documental, assim como a pesquisa descritiva. Os dados foram coletados da plataforma Re3data e foram encontrados 23 repositórios. Os dados indicam que a maior concentração de repositórios de dados de pesquisa no Brasil se encontram no Distrito Federal (DF) e em São Paulo (SP). As áreas do conhecimento se apresentam de maneira multidisciplinar e o software mais utilizado é o Dataverse. Entre as considerações destaca-se que o tema repositório de dados é emergente, já que, o número para ser estudado ainda é pequeno. Os repositórios elencados são importantes para o fortalecimento da ciência aberta e a transparência na pesquisa científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Figueiredo da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atuou no Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e exerceu no projeto de iniciação científica na área de produção e análise de coocorrência de palavras e acoplamento bibliográfico.  Atual editora de edição na Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Bolsista DPDI - DACCA - REDE REPOSITÓRIOS DADOS DE PESQUISAS (Programa de Bolsas de Incentivo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP).

Andressa Eloany Brito Rebelo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2024), Tecnóloga em Gestão da Qualidade - FAMETRO (2018). Especialista em Tecnologia para Educação Profissional e Docência para Educação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2023).  Membro do grupo de pesquisa GEPIM - grupo de estudos e pesquisa em Informação e memória, linha de pesquisa - Gestão da memória e preservação da informação e membro do grupo de pesquisa CITEG - Ciência, Informação, Tecnologia e Gestão. linha de pesquisa - Tecnologia da informação. Atual editora de edição na Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina.

Angélica Conceição Dias Miranda, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento em 2010, mestrado em Engenharia de Produção em 2003, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado em Educação em Ciências : química da vida e da Saúde, pela FURG. É professora associada, Dedicação Exclusiva - DE, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (orientação de mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (orientação de mestrado e doutorado), ambos na FURG. Lider e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CITEG - Ciência, Informação e Tecnologia e Gestão - FURG. Coordena o Portal de Periódicos eletrônicos da FURG (http://www.seer.furg.br) e o Repositório Institucional (repositorio.furg.br). CV: http://lattes.cnpq.br/2480208555392243 EXIT - https://www.directorioexit.info/ficha3023

Downloads

Publicado

2025-07-29

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA