A importância do marketing digital nas redes sociais das bibliotecas escolares de instituições privadas de Aracaju-SE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2025v21n3.74344Resumo
Este estudo investiga o papel do marketing digital nas redes sociais como uma estratégia para promover bibliotecas escolares nas escolas particulares de Aracaju-SE. O problema da pesquisa foi: de que maneira os bibliotecários aracajuanos, por meio do marketing digital, têm buscado promover as bibliotecas nas redes sociais das bibliotecas escolares? O objetivo geral é compreender como essas bibliotecas utilizam o marketing digital nas suas redes sociais, com ênfase na identificação da presença digital, na função pedagógica das postagens e na promoção de produtos e serviços informacionais. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa de estudo de casos múltiplos, analisando bibliotecas com presença ativa nas redes sociais, através de observação não participante e análise de conteúdo das postagens. Os resultados evidenciam um cenário contrastante: enquanto algumas escolas realizam ações criativas de promoção da leitura, a maioria apresenta pouca visibilidade e valorização nas plataformas digitais. Das 85 escolas analisadas, 58 tinham perfis ativos e apenas 35 postaram conteúdos relacionados às bibliotecas e à leitura. As considerações finais indicam que, apesar de iniciativas positivas, persiste uma falta de reconhecimento dos bibliotecários e uma escassez de conteúdo relevante nas redes sociais, o que desafia a efetiva promoção dos serviços bibliotecários e da leitura no ambiente escolar.






