Diálogo e escuta na extensão universitária
planejamento de ações de promoção de competência em informação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2025v21n3.74398Resumo
O trabalho propõe uma reflexão sobre como promover Competência em Informação no contexto de vulnerabilidades sociais. Assim, objetiva discutir as possibilidades e os desafios na promoção de conhecimentos, habilidades e atitudes voltados à informação junto a comunidades socialmente vulnerãveis. Adota-se uma metodologia baseada na observação participante, que envolveu a escuta sensível das comunidades (quilombola e escola pública) para o planejamento das ações educativas. Os resultados demonstraram que o diálogo e a escuta sensível se mostraram elementos substanciais na conformação das ações educativas visando consolidá-las a partir de um viés problematizador e crítico. Conclui-se que ações de promoção de competência com viés extensionista precisam estar fundamentadas no contexto social que envolve os sujeitos participantes, de modo a não apenas adaptar o planejamento, mas possibilitar a interação dos sujeitos no processo criativo de elaboração das propostas a fim de constituir-se como uma cocriação.






