Diálogo e escuta na extensão universitária

planejamento de ações de promoção de competência em informação

Autores

  • Jaires Oliveira Santos Guterres UFBA
  • Gleise da Silva Brandão Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0003-4739-445X
  • Katia de Oliveira Rodrigues UFBA

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2025v21n3.74398

Resumo

O trabalho propõe uma reflexão sobre como promover Competência em Informação no contexto de vulnerabilidades sociais. Assim, objetiva discutir as possibilidades e os desafios na promoção de conhecimentos, habilidades e atitudes voltados à informação junto a comunidades socialmente vulnerãveis. Adota-se uma metodologia baseada na observação participante, que envolveu a escuta sensível das comunidades (quilombola e escola pública) para o planejamento das ações educativas. Os resultados demonstraram que o diálogo e a escuta sensível se mostraram elementos substanciais na conformação das ações educativas visando consolidá-las a partir de um viés problematizador e crítico. Conclui-se que ações de promoção de competência com viés extensionista precisam estar fundamentadas no contexto social que envolve os sujeitos participantes, de modo a não apenas adaptar o planejamento, mas possibilitar a interação dos sujeitos no processo criativo de elaboração das propostas a fim de constituir-se como uma cocriação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaires Oliveira Santos Guterres, UFBA

Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA). 

Gleise da Silva Brandão, Universidade Federal da Bahia

Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA). 

Katia de Oliveira Rodrigues, UFBA

Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG). 

Downloads

Publicado

2025-10-04

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA