A produção acadêmica discente como indicador de qualidade
um estudo bibliométrico nos cursos de História, Geografia e Pedagogia do CERES/UFRN
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2025v21n3.74877Resumo
Este artigo analisa a produção acadêmica discente como indicador da qualidade formativa nos cursos de História, Geografia e Pedagogia do CERES/UFRN, com base nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) depositados entre 2020 e 2024 no Repositório Institucional da universidade. A pesquisa, de abordagem bibliométrica, quantitativa e descritiva, identificou padrões de volume, diversidade temática e alinhamento com os respectivos Projetos Pedagógicos. Os dados revelam uma produção mais robusta em Pedagogia, seguida por Geografia, com menor registro em História. As temáticas abordadas refletem identidades curriculares distintas, com forte vínculo às realidades locais e aos compromissos sociais dos cursos. Os resultados evidenciam o TCC como espaço de autoria, criticidade e expressão formativa. Como limitações, destaca-se a possível ausência de trabalhos não depositados. Propõe-se o uso desses dados em processos de autoavaliação e no fortalecimento da pesquisa de graduação.






