A produção acadêmica discente como indicador de qualidade

um estudo bibliométrico nos cursos de História, Geografia e Pedagogia do CERES/UFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2025v21n3.74877

Resumo

Este artigo analisa a produção acadêmica discente como indicador da qualidade formativa nos cursos de História, Geografia e Pedagogia do CERES/UFRN, com base nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) depositados entre 2020 e 2024 no Repositório Institucional da universidade. A pesquisa, de abordagem bibliométrica, quantitativa e descritiva, identificou padrões de volume, diversidade temática e alinhamento com os respectivos Projetos Pedagógicos. Os dados revelam uma produção mais robusta em Pedagogia, seguida por Geografia, com menor registro em História. As temáticas abordadas refletem identidades curriculares distintas, com forte vínculo às realidades locais e aos compromissos sociais dos cursos. Os resultados evidenciam o TCC como espaço de autoria, criticidade e expressão formativa. Como limitações, destaca-se a possível ausência de trabalhos não depositados. Propõe-se o uso desses dados em processos de autoavaliação e no fortalecimento da pesquisa de graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lehi Aguiar Bezerra, UFRN

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Italo Anderson de Souza Silva

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

José Raí Pereira da Silva

Graduando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Emanuele Pablicia de Azevedo Lucas

Graduanda em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Rannyerison Carlos Pereira Silva

Graduando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Downloads

Publicado

2025-10-04

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA