Interfaces da Ciência da Informação e da Gestão do Conhecimento:
uma análise baseada em modelos de implantação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2025v21n3.74976Resumo
O termo Gestão do Conhecimento refere-se à busca de mecanismos para externalizar os conhecimentos cognitivos implícitos dos indivíduos, sendo considerado um processo complexo já que os sujeitos são diferentes e explicitam o que sabem também de forma distinta. Assim, considerando os complexos desafios da Gestão do Conhecimento, e a natureza interdisciplinar da Ciência da Informação, o objetivo deste estudo foi apresentar as relações entre Ciência da Informação e os processos de Gestão do Conhecimento, a partir da análise de modelos de implantação. A metodologia utilizou-se da pesquisa bibliográfica, do tipo narrativa, de natureza exploratória, para investigar os principais conceitos abordados neste estudo, quais sejam, Ciência da Informação, interdisciplinaridade, Gestão do Conhecimento e modelos de implantação de gestão do conhecimento. Nesta pesquisa, foi identificado que, ao longo dos anos, foram construídos diversos modelos de Gestão do Conhecimento dos quais foram selecionados e escolhidos quatro modelos para análise: o de Davenport e Prusak (1998), Choo (1998), Nonaka e Takeuchi (1995) e Corrêa (2022). Nos resultados, a partir da pesquisa bibliográfica narrativa, foi possível descrever, analisar e evidenciar o fluxo da informação nos modelos de implantação de Gestão do Conhecimento. Como considerações finais têm-se que a Ciência da Informação oferece embasamento teórico e metodológico para estruturação dos processos de Gestão do Conhecimento.






