Interfaces da Ciência da Informação e da Gestão do Conhecimento:

uma análise baseada em modelos de implantação

Autores

  • Elaine Martins Parreiras Universidade Federal de Minas Gerais
  • Patrícia Nascimento Silva Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-2405-8536
  • Adriana Ferreira da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Laura Marcela do Carmo Pedroso Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fabricio Ziviani Universidade Federal de Minas Gerais
  • Dalgiza Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2025v21n3.74976

Resumo

O termo Gestão do Conhecimento refere-se à busca de mecanismos para externalizar os conhecimentos cognitivos implícitos dos indivíduos, sendo considerado um processo complexo já que os sujeitos são diferentes e explicitam o que sabem também de forma distinta. Assim, considerando os complexos desafios da Gestão do Conhecimento, e a natureza interdisciplinar da Ciência da Informação, o objetivo deste estudo foi apresentar as relações entre Ciência da Informação e os processos de Gestão do Conhecimento, a partir da análise de modelos de implantação. A metodologia utilizou-se da pesquisa bibliográfica, do tipo narrativa, de natureza exploratória, para investigar os principais conceitos abordados neste estudo, quais sejam, Ciência da Informação, interdisciplinaridade, Gestão do Conhecimento e modelos de implantação de gestão do conhecimento. Nesta pesquisa, foi identificado que, ao longo dos anos, foram construídos diversos modelos de Gestão do Conhecimento dos quais foram selecionados e escolhidos quatro modelos para análise: o de Davenport e Prusak (1998), Choo (1998), Nonaka e Takeuchi (1995) e Corrêa (2022). Nos resultados, a partir da pesquisa bibliográfica narrativa, foi possível descrever, analisar e evidenciar o fluxo da informação nos modelos de implantação de Gestão do Conhecimento. Como considerações finais têm-se que a Ciência da Informação oferece embasamento teórico e metodológico para estruturação dos processos de Gestão do Conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Nascimento Silva , Universidade Federal de Minas Gerais

Profa. Dra. da Escola de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do Conhecimento Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/Brasil.

Adriana Ferreira da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/Brasil.

Especialista em Gestão Financeira e Graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Laura Marcela do Carmo Pedroso, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/Brasil

Especialista em Gerenciamento de Projetos, com MBA Executivo pela Universidade Gama Filho. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas.

 

Fabricio Ziviani, Universidade Federal de Minas Gerais

Prof. Dr. da Escola de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do Conhecimento Universidade Federal de Minas Gerais  (UFMG), Belo Horizonte/Brasil.

Dalgiza Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Profa. Dra. da Escola de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do Conhecimento Universidade Federal de Minas Gerais  (UFMG), Belo Horizonte/Brasil.

Downloads

Publicado

2025-10-04

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO